A audição natural é chamada de audição binaural, que consiste na maneira como os seres humanos ouvem os sons. A partir dela surgiu o áudio binaural, que é uma das técnicas mais atuais para promover uma experiência diferenciada aos ouvintes. 

Essa tecnologia é criada a partir de equipamentos e softwares específicos, que criam um som tridimensional, envolvente e imersivo, que tem sido amplamente implantado na indústria sonora. 

A finalidade disso não é apenas entretenimento e diversos estudos mostram que o áudio binaural traz benefícios para a saúde. A seguir vamos falar tudo sobre essa técnica. 

Continue acompanhando e tenha uma ótima leitura!

Índice

História do áudio binaural

Engana-se quem pensa que o áudio binaural é algo recente. Na realidade essa tecnologia existe há mais de um século, mas somente há alguns anos ficou em evidência. 

Relatos históricos mostram que no século XIX um engenheiro francês chamado Clément Ader criou o primeiro dispositivo binaural do mundo, intitulado de Théâtrophone. 

Nessa época o aparelho passou a ser utilizado durante as apresentações de ópera e permitia que os espectadores pudessem ouvir melhor os artistas. 

Para conseguir esse resultado eram colocados microfones em toda a extensão do palco e auscultadores especiais, que recriavam o som dos atores e os reproduzia no aparelho. 

Todavia, os custos elevados para confeccionar o equipamento e toda essa infraestrutura fizeram com que esse método caísse em desuso. 

Porém, conforme as tecnologias foram evoluindo foi possível retomar o uso dessa técnica. 

Como o áudio binaural surgiu?

A audição binaural foi descoberta por um físico alemão, que constatou os efeitos de algumas ondas sonoras no cérebro humano. 

Na ocasião ele relatou que existem duas frequências diferentes menores que 1000 Hz. Cada uma delas é reproduzida em um ouvido, o que faz com que a mente crie uma terceira frequência, que é resultado da combinação dessas duas. 

Essa teoria não somente estava certa, como passou a ser usada para criar os sons binaurais. 

No início, para gravar um áudio a partir dessa técnica foram utilizados dois microfones, que devem ser posicionados com uma distância de 18 centímetros entre eles. 

Alguns anos depois o método mudou e se passou a usar um manequim produzido de maneira que simulasse de forma precisa a estrutura do crânio humano. 

Na cabeça do manequim, mais especificamente na região onde ficam os ouvidos, eram colocados os microfones. Inclusive, ainda existem situações no qual as gravações dos áudios binaurais são feitas com essa mesma técnica.  

Entretanto, atualmente tudo ficou muito mais simples. Hoje são encontrados dispositivos específicos, como microfones binaurais e auscultadores, que são responsáveis por captar os sons, e há diversos softwares, que realizam edição final do que foi captado promovendo o efeito desejado.  

Benefícios do áudio binaural

Muitos são os benefícios do áudio binaural, que vão além do entretenimento e colaboram com a saúde. 

Para se ter uma noção disso, em 2001 foi realizada uma pesquisa com um grupo de indivíduos que sofriam com ansiedade. 

Nela os participantes ouviram pelo menos cinco vezes na semana, durante um mês, sons musicais com batidas binaurais e registraram o seu nível de ansiedade antes e depois de ouvi-los. 

Ao final do estudo foi possível perceber que houve uma redução importante no escore de ansiedade. 

Também é sabido que os sons binaurais ajudam a reduzir a insônia, minimizam o estresse, estimulam a memória, melhoram a concentração e são aliados nos momentos de estudo. 

O efeito desses áudios são comparados até mesmo com o das drogas, mas sem as reações negativas. Chamadas de Binaural Beats, essas “drogas digitais” passaram a ser vendidas em outros países em doses e estão se expandindo pelo mundo todo. 

Contudo, não é preciso fazer uma compra para conseguir se beneficiar com os áudios binaurais. Na realidade, em sites e em serviços de streaming musicais existem diversos sons disponíveis gratuitamente. 

Como o áudio binaural é gravado?

O método de gravação de um áudio binaural não é muito diferente do de outros tipos de som. O que se altera são os equipamentos e softwares utilizados. 

Dessa forma, para isso são usados microfones binaurais, que devem ser posicionados de maneira anatômica similar a da cabeça e ouvido humano. 

Também pode ser necessário o uso de auscultadores, que irão auxiliar os microfones na captação dos sons e funcionam como filtros. 

Após os áudios serem captados são utilizados softwares, que deixam os sons com frequências sonoras parecidas, mas em um nível abaixo de 1000 Hz. 

Essa frequência é escolhida por ser a mais próxima possível de como os ouvidos dos seres humanos percebem os sons. 

Mas, mesmo com todo esse processo meticuloso de produção, para conseguir ouvir da melhor forma os áudios binaurais são necessários fones de ouvido estéreo.  

Aplicações práticas do áudio binaural

O áudio binaural possui diversas aplicações, que vão desde o entretenimento, até como aliado no tratamento de problemas de saúde. 

Atualmente seus principais usos são: 

#01 Entretenimento

Essa é a aplicação mais comum dos áudios binaurais. Ela é utilizada em filmes, animações e jogos, principalmente nos de realidade virtual. O motivo disso é que cria uma experiência mais imersiva, fazendo com que os ouvintes recebam os sons de maneira tridimensional e realista. 

#02 Shows musicais

Na indústria musical os sons binaurais não ficaram de fora. Tanto nas gravações das músicas, quanto nos shows, eles são utilizados para promover uma maior profundidade e imersão.  

#03 Terapias alternativas e auditivas

Há alguns anos os áudios binaurais passaram a ser usados como uma forma de terapia. Em pessoas que perderam a audição eles funcionam como uma tentativa de reabilitação. Já nas terapias alternativas servem para tratamentos de distúrbio de ansiedade ou estresse, por exemplo. 

#04 Durante os estudos

Como existem estudos que mostram que o som binaural auxilia na concentração e no foco, estudantes os ouvem durante aulas ou momentos de estudo em casa para uma melhor fixação dos conteúdos.  

Como identificar um áudio binaural?

Identificar a diferença de um áudio binaural de outros tipos de gravação não é tão simples. 

Ao ouvi-lo com equipamentos apropriados é possível perceber que o som está sendo emitido em diferentes direções, mas tecnicamente falando essa não é uma comprovação.   

Deste modo, uma característica que deve ser analisada é a frequência. Essa frequência muitas vezes é descrita no próprio som. Por exemplo, ao pesquisar em um aplicativo de streaming pode aparecer o nome + uma frequência, como 14 Hz. 

E é importante se atentar a frequência, pois cada tipo de onda promove um efeito diferente no cérebro dos seres humanos. 

As ondas Delta funcionam em faixas de 0,5 e 4 Hz e costumam estar relacionadas ao sono. As ondas Theta, por sua vez, variam entre frequências de 4 a 7 Hz e normalmente são percebidas nos momentos que antecedem o sono profundo e o adormecimento.

Existem também as ondas Alpha, que surgem em frequências de 7 e 13 Hz e promovem um estado de relaxamento. Já as ondas Beta são ativadas em faixas de 13 a 30 Hz e são indicadas para maior concentração, atenção e foco. 

Por isso, ao escolher um áudio binaural para ouvir, verifique se a frequência no qual ele é emitido está de acordo com o efeito desejado. 

O futuro do áudio binaural

Trazendo resultados tão promissores no entretenimento e na saúde, a tendência é que os áudios binaurais sejam cada vez mais utilizados. 

Em jogos e filmes eles já estão presentes há anos e realmente fazem a diferença, principalmente nos conteúdos de ação. No universo da música a sua aplicabilidade também é indiscutível e a tendência é que cada vez mais sejam feitas gravações e shows com essa técnica. 

E mesmo que não existam tantas comprovações científicas, diversos estudos continuam sendo realizados para demonstrar os efeitos positivos do som binaural na saúde. 

Com isso, muito possivelmente em breve suas aplicações na área médica serão expandidas. 

Conclusão

Mesmo existindo desde o século XIX, foi nos últimos anos que houve uma grande evolução nos áudios binaurais.

O principal diferencial dessa técnica está em promover uma experiência mais imersiva aos ouvintes e em “imitar” a audição natural dos seres humanos.

No entretenimento é onde mais se encontram os sons binaurais, principalmente em filmes e jogos.

Já existem estudos que mostram que esse tipo de áudio promove melhorias na saúde, principalmente com relação aos aspectos de ansiedade, estresse, insônia e dificuldade de concentração.

Os sons binaurais podem ser ouvidos em qualquer equipamento, porém promovem resultados mais satisfatórios com fones de ouvido estéreo. 

A tendência é que os áudios binaurais passem a ser implementados cada vez mais no dia a dia das pessoas graças ao sucesso da técnica e a maior facilidade em fazer gravações desse tipo hoje em dia.

Para ter um bom áudio binaural é necessário ter um bom fone de ouvido. E como saber se o fone de ouvido é de boa qualidade? Confira esse nosso conteúdo do blog. 

Gostou do conteúdo? Confira nosso blog e fique por dentro do mundo do áudio!