A corrida é o esporte do momento. Mais do que um exercício físico, essa atividade virou uma forma de interação social entre diferentes pessoas e hoje existem equipes completas, que correm de maneira profissional ou amadora em busca das suas medalhas. 

Porém, por mais que correr seja algo “natural”, é preciso ter técnica e tomar alguns cuidados para prevenir acidentes e lesões. Inclusive, essas precauções vão além de um bom tênis e englobam distância percorrida, intensidade do treino e muito mais. 

Então, se você quer descobrir como começar a correr com segurança continue com a leitura.  

Índice:

Como começar a correr?

Todo exercício físico requer dedicação e empenho para que leve a bons resultados. Isso também vale para as corridas e quem deseja começar a correr deve iniciar aos poucos e ir melhorando a sua performance a cada treino. 

É verdade que correr é mais “simples” do que realizar musculação ou outras atividades, que precisam de equipamentos. Mas, isso não quer dizer que a corrida possa ser feita de qualquer maneira. Logo, os dois principais conselhos para os corredores iniciantes são:

Comece devagar e aumente gradualmente

O primeiro passo para se tornar um bom corredor é começar devagar e entender as suas limitações. 

No início pode ser preciso intercalar entre corridas e caminhadas. Uma boa ideia é correr um minuto e caminhar um minuto. Nesses intervalos curtos é mais fácil recuperar o fôlego e manter um ritmo constante. 

Outro conselho é o de iniciar com corridas leves e conforme o preparo físico for melhorando pode-se aumentar a velocidade. Também dê preferência para períodos de treino mais curtos, como os de 30 minutos. Dessa forma, não se exerce uma pressão muito grande sobre os músculos e articulações. 

Além disso, um acompanhamento profissional faz toda a diferença na performance de quem deseja começar a correr. Esse acompanhamento não somente cria treinos específicos para o corredor, como também ajuda a prevenir lesões. 

Invista em um bom par de tênis

Utilizar um calçado adequado para corrida faz toda a diferença durante a prática dessa atividade física. 

Os tênis criados para essa modalidade são confeccionados com tecnologias, que visam promover um bom amortecimento, estabilidade e aderência ao corredor. E nem sempre os modelos mais caros são realmente os melhores. 

O ideal é provar o tênis e avaliar o seu nível de conforto e a segurança que confere a cada passada. Inclusive, na hora da escolha vale a pena considerar o seu tipo de pisada para encontrar uma opção que se adeque a ela. 

Benefícios de correr para a saúde

Há quem não acredite que um exercício tão simples quanto a corrida possa trazer benefícios para a saúde. Contudo, isso é uma realidade. 

Por ser considerada uma atividade de impacto, a corrida consegue atuar em diferentes partes do corpo e promove até melhorias na saúde mental. Com isso, uma pessoa que corre pode ver diferenças no condicionamento físico, estresse e até perder peso.

Correr emagrece e melhora a saúde cardiovascular

O excesso de peso é um dos maiores motivos para as pessoas passarem a realizar exercícios físicos e isso não é diferente com as corridas. 

Através desse tipo de atividade é possível queimar calorias e aumentar o metabolismo, fazendo com que as gordurinhas indesejadas sejam eliminadas. 

Outro benefício é a melhoria na saúde cardiovascular. Enquanto uma pessoa corre, ela consegue melhorar a sua circulação sanguínea, fortalecer o coração e aumentar a capacidade pulmonar. Graças a isso, é possível prevenir o surgimento de doenças cardíacas. 

Correr alivia o estresse e melhora a saúde mental

O estresse é um problema comum em grande parte dos adultos e uma das maneiras de minimizá-lo é correndo. 

Durante a prática da corrida, o corpo libera um hormônio chamado endorfina, que é responsável por promover sensações de prazer e bem-estar. Ambas, automaticamente, diminuem os níveis de estresse. 

Outro ponto positivo é que esse exercício pode melhorar a autoestima e autoconfiança conforme o atleta vai evoluindo e auxilia na regulação do sono. 

Como devem ser os treinos de corrida para iniciantes?

É muito comum que as pessoas se sintam perdidas com relação aos treinos que devem ser realizados durante a prática de corrida. Como esse exercício não requer o uso de equipamentos, a forma de executá-lo acaba sendo mais abstrata. 

O ideal pensando em segurança e bons resultados é ter o acompanhamento de um profissional da área. Para isso existem assessorias de corrida e até treinadores individuais, que acompanham os alunos na prática dessa atividade.

Contudo, para quem não tem acesso a esses serviços é interessante entender sobre distâncias, tempo e pace esperados dos corredores iniciantes. 

Quantos minutos um iniciante deve correr?

O tempo dos treinos de corrida para iniciantes irá depender do preparo físico de cada pessoa e não existe uma regra que determine isso. 

Em média, treinos de 20 a 30 minutos intercalados entre corridas e caminhadas são os mais comuns para quem está começando. Porém, não se frustre caso não consiga atingir esse marco. Conforme dito anteriormente, é importante começar devagar e ir melhorando o condicionamento aos poucos. 

Quantos km é ideal correr por dia?

A distância percorrida durante as corridas é bastante variável, pois depende da velocidade e condicionamento físico do corredor. 

Há quem consiga correr 5 quilômetros em apenas 30 minutos, enquanto outros levam uma hora para atingir essa marca. Logo, a distância em si não é um fator tão importante para quem está começando. 

Qual pace é bom para iniciantes?

Pace é o nome dado para a velocidade média de um corredor, sendo definido em minutos por quilômetro. Sendo assim, quanto mais avançado for o corredor, menor é o seu pace. 

De um modo geral, o pace de corredores iniciantes fica entre 7 e 8 quilômetros por minuto. Contudo, não se apegue a esse número achando que deve atingi-lo logo que começar a correr. 

Como respirar corretamente enquanto corre?

Manter um bom fôlego é um dos maiores desafios dos corredores e muitos atletas chegam a sentir dores no peito por conta de uma respiração “errada” durante os treinos. 

Devido a isso, muito mais do que pensar em treinos, tempo e pace, é fundamental saber respirar da maneira correta enquanto se está correndo. Inclusive, essa é uma das melhores formas de garantir bons resultados e evolução nesse esporte. 

Técnica de respiração para iniciantes

O que não faltam são técnicas de respiração para corredores, sejam eles iniciantes ou não. Todas elas possuem seus benefícios e a mais simples é que engloba o nariz e a boca. 

Basicamente, esse método consiste em inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Ao fazer isso se diminui a carga de respiração unicamente nasal, o que ajuda a manter o ritmo. 

Outro benefício é que quando se inspira ou expira pela boca ocorre um alívio de tensão e rigidez na mandíbula, promovendo um maior relaxamento do corpo durante a corrida. 

Mais uma técnica interessante é a de combinar o ritmo da corrida com o da respiração. Para isso deve-se sincronizar os dois de acordo com as expirações e inspirações. Um exemplo simples é o de inspirar a cada dois passos e expirar a cada dois. 

Fones de ouvido para correr: Melhorando a sua experiência

A música é uma grande aliada dos corredores e é por isso que muitos atletas criam playlists específicas para os seus treinos. No entanto, como esse é um exercício de alto impacto, é preciso utilizar fones de ouvido que não fiquem caindo ou se soltando conforme as passadas. 

Na WAAW by Alok é possível encontrar modelos de fone, que se adaptam muito bem a essa forma de uso. Os dispositivos da marca não somente proporcionam uma excelente qualidade sonora, como também garantem estabilidade e resistência durante os treinos. 

Então, confira abaixo três opções indicadas para os corredores:

MOVE 200: Fone ideal para correr

Fone de ouvido MOVE 200 da WAAW by Alok.

O fone de ouvido WAAW MOVE 200 possui um design intra-auricular diferenciado, que é ideal para treinos de intensidade. Nele encontra-se um gancho auricular responsável por manter o equipamento firme e estável nos ouvidos e há proteção IPX5, que garante a sua resistência a água e suor. 

A conectividade Bluetooth 5.3 cria um pareamento rápido com diferentes dispositivos e sua bateria proporciona até 7 horas de uso contínuo e 23 horas extras na case de carregamento. 

O modelo oferece ainda controle por toque inteligente e tem um microfone embutido, que pode ser utilizado para acionar assistentes de voz ou atender ligações durante as corridas. 

MOVE 100: Fone com ótimo custo-benefício para correr

Fone de ouvido WAAW MOVE 100

Projetado especialmente para quem pratica atividades físicas, o fone de ouvido WAAW MOVE 100 é um modelo intra-auricular, que acompanha três tamanhos de ponteira para o usuário escolher a mais confortável. 

Seu design leve e ergonômico foi criado com material flexível e emborrachado, que proporciona maior segurança durante o uso e oferece proteção IPX4, sendo resistente a água e suor. 

O produto tem bateria com autonomia de até 14 horas, permitindo seu uso durante diversos treinos sem precisar de carregamento, e possui microfone embutido, que pode ser utilizado para enviar comandos de voz e atender ligações sem usar as mãos. 

Essa opção também é equipada com conectividade Bluetooth 5.0 e tecnologia de conexão multipontos. Dessa forma, pode se conectar a dois aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo sem a utilização de fios.  

ENERGY 100: Ergonômico para foco na corrida

Fone de ouvido WAAW Energy 100

Moderno e cheio de tecnologias, o fone de ouvido WAAW ENERGY 100E é uma alternativa sem fio, leve e ergonômica. 

Seu design assegura um uso confortável mesmo durante longos períodos e, para evitar desconfortos, acompanha três tamanhos de ponteiras. Como é sem fio, sua bateria tem autonomia de até 4 horas de uso contínuo e estão disponíveis 9 horas extras na case de carregamento. 

Além de ser uma boa escolha para corredores, o dispositivo também é indicado para quem adora disputar jogos online. O motivo é o Modo Gamer, que diminui o seu tempo de resposta e permite ouvir todos os detalhes das partidas em tempo real.

O controle touch torna o manuseio muito simples, enquanto o microfone embutido possibilita atender ligações e acionar os assistentes de voz. 

Para finalizar, o fone conta com conectividade Bluetooth 5.0, que é rápida, estável e de elevado alcance, e possui a tecnologia True Wireless Stereo (TWS), permitindo utilizar as duas unidades ao mesmo tempo ou separadas. 

Dicas para melhorar seu desempenho ao correr

Como em qualquer atividade física, o intuito de realizar treinos constantes é o de melhorar o desempenho um pouco a cada dia. Naturalmente isso é algo que acontece quando se tem periodicidade, mas existem algumas maneiras de alcançar resultados mais rápidos. 

Aqui vão algumas dicas: 

Corridas intervaladas para iniciantes

A grande maioria das pessoas não consegue correr longas distâncias logo que começa os treinos. Nesse caso o mais recomendado é sempre intercalar os momentos de corrida com caminhadas. 

No início o período em que se passa correndo pode ser igual ao das caminhadas, mas conforme o condicionamento físico for melhorando é possível estender as corridas por mais tempo e diminuir as caminhadas. 

Fazendo isso logo se consegue apenas correr ou percorrer distâncias maiores correndo sem precisar dos intervalos. 

Aumente a distância aos poucos

A distância percorrida durante os treinos não é um indicador de sucesso. Por isso, não se deve ter pressa para conseguir correr 5 ou 10 km logo no início. 

Para melhorar a performance neste quesito é interessante estipular metas. Nas primeiras semanas pode-se colocar como foco percorrer 2 km correndo, assim que notar uma melhora na performance é possível aumentar para 3 km e assim por diante.

Conclusão

A corrida é um esporte que traz muitos benefícios para a saúde mental e física. Fácil de ser realizado, não requer diversos equipamentos e tendo um tênis de qualidade e local adequado já é possível começar a praticar. 

Para dar mais ânimo durante os treinos, uma playlist faz toda a diferença. Porém, é preciso ter um fone de ouvido que se mantenha estável e firme durante todo o percurso. 

A WAAW by Alok sabe disso e conta com diferentes modelos de fone, que promovem elevada qualidade sonora e encaixe confortável e resistente nos ouvidos. Portanto, confira na loja virtual as opções disponíveis e escolha a que mais se adequa aos seus gostos e necessidades. 

Perguntas Frequentes

Como iniciante deve começar a correr?

Os treinos de corrida para iniciantes têm como intuito melhorar o condicionamento físico, por isso devem ser feitos aos poucos. No começo é possível intercalar momentos de corrida com caminhadas e não é preciso percorrer longas distâncias para não forçar muito o corpo e evitar lesões. 

Quantos minutos um iniciante deve correr?

O tempo de corrida para iniciantes depende de como está o condicionamento físico do corredor. Em média, para começar são recomendados de 20 a 30 minutos. 

Quantos km de corrida para iniciantes?

Não existe uma distância ideal a ser percorrida pelos corredores iniciantes. O ideal é ir avaliando como se sente durante os treinos e aumentar as distâncias pouco a pouco sem ter pressa. 

Como correr corretamente iniciante?

Por mais que para correr não sejam necessários muitos equipamentos, é importante investir em um tênis de qualidade, que proporcione estabilidade e amortecimento durante as passadas. 

Também vale a pena buscar por uma orientação profissional e aprender as técnicas de respiração, que ajudam a recuperar o fôlego enquanto se está correndo.