Optar entre uma caixa de som ativa e passiva é decisão importante que define qualidade sonora, volume, controle de som e, na maioria das vezes, portabilidade. Assim, entender as diferenças e seus usos é algo fundamental para uma boa escolha. 

Por exemplo, se for para usar em casa durante um jantar com amigos, uma caixa de som passiva pode ser interessante. Agora, se é para um show ou uma grande festa, talvez uma ativa seja a melhor ideia. 

Confira neste post o que é caixa de som passiva e ativa. Veja as principais indicações de uso e entenda como escolher a sua. Conheça também a WAAW by Alok, melhor marca de caixa de som

O que é caixa de som ativa?

Uma caixa de som ativa possui os alto-falantes e o amplificador tudo no mesmo aparelho. Ou seja, o amplificador fica dentro da caixa de som ativa, por isso o nome. É também essa característica que a torna maior do que as passivas, sendo consequentemente menos portátil. 

Essas caixas precisam estar conectadas a fontes de energia, seja uma tomada ou bateria. Além disso, costumam ter um painel com controles, entrada para outras caixas, microfone e equalizador embutido. 

Para que serve caixa de som ativa?

A caixa de som ativa amplifica o som e por isso é ideal para quem busca por potência. Além disso, devido às opções no painel, elas permitem um controle fino do áudio, volume e mixagem. São perfeitas para uso profissional em shows ou palestras, por exemplo. 

Se busca por uma caixa para amplificar o som de sua guitarra ou baixo, definitivamente deve optar por uma do tipo ativa. Estas caixas são também usadas profissionalmente no audiovisual. Por exemplo, durante projeções de filmes. 

O que é caixa de som passiva?

Caixa de som BOOM 100 para trazer imersão
A caixa de som WAAW BOOM 100SB proporciona um som imersivo e potente.

Uma caixa de som passiva não possui amplificador interno. Desta forma, costuma ser menor que as ativas e não necessariamente vem com conexão para uma fonte de energia. 

As caixinhas de home teather com cabeamento , por exemplo, são do tipo passiva. Estas caixas são mais limitadas em relação à equalização e ajustes finos no som. 

Para que serve caixa de som passiva?

A caixa de som passiva é bem mais portátil do que a ativa. São modelos ideais para uso em casa, onde não há necessidade de muito controle e potência. Assim, se busca por um modelo para ligar no computador, na televisão ou ao celular, uma caixinha passiva pode ser boa opção. 

Confira como conectar caixa de som na TV.

Afinal, qual a diferença entre Caixa de Som Ativa e Passiva?

Como Conectar o Celular na Caixa de Som Bluetooth
Encontre na WAAW as melhores caixinhas de som bluetooth.

A principal diferença entre caixa de som ativa e passiva é a presença do amplificador. A caixa de som ativa possui um amplificador interno. Já a caixa de som passiva não possui. Esta característica também acaba influindo no tamanho, outro diferencial. 

Assim, caixas passivas costumam ser menores que as ativas. No geral, as caixas de som ativa são mais indicadas para uso profissional. Elas permitem um controle fino do som e garantem maior potência. 

Já as passivas são ótimas para quem quer música de qualidade em locais menores e fechados. Existem também caixas de som bluetooth com radiadores passivos, como a BOOM 100SB da WAAW

Estes modelos são portáteis e contam com uma estrutura especial, que potencializa a reprodução de graves. Com isso, acabam garantindo mais potência e melhor entrega sonora.

Como escolher o modelo ideal de caixa de som?

Uma caixa de som amplificada ativa e passiva irá amplificar o som, independente do tipo. Porém, as ativas possuem tudo o que precisam dentro delas para isso, enquanto as passivas precisam ser conectadas a outro aparelho para tal amplificação. 

Para acertar na escolha da sua caixa de som é preciso ter em mente o uso que fará delas. Por exemplo, caixas ativas podem ser conectadas a instrumentos musicais. Já as passivas, não. Porém, as passivas são muito mais portáteis e fáceis de carregar. Enquanto as ativas costumam ser grandes e pesadas. 

Caso opte por um modelo wireless, importante conferir a versão do bluetooth. As melhores caixas possuem bluetooth na versão 5.0. Além disso, as com tecnologia tws garantem mais potência e qualidade sonora, já que distribuem o som em dois canais. 

Existem também caixinhas à prova de água. Para isso precisa constar o código IP na descrição. Uma caixa com IPX7, por exemplo, possui nível 7 de resistência à água. Uma boa ideia para quem quer levar música para qualquer lugar, em qualquer condição. 

No caso de caixas de som bluetooth, vale conferir a autonomia da bateria. Alguns modelos chegam a garantir até 20 horas de música, sem necessidade de fonte de energia por perto. Outro detalhe para conferir na hora da escolha são as opções de conexão. 

Se pretende plugar microfone, por exemplo, importante checar a compatibilidade das entradas. Assim como se pretende conectar um notebook ou mesa de som. Agora, se pensa em reproduzir música via cartão de memória, também é bom conferir essa possibilidade. 

Onde comprar os melhores modelos de caixas de som?

Caixa de som é na WAAW by Alok. Na loja virtual você encontra modelos com muita potência, qualidade sonora, incrível autonomia de bateria, design inteligente, proteção contra água, bluetooth 5.0 e outros diferenciais.

São modelos versáteis e de alto desempenho. Todos projetados com o que há de mais moderno em cada segmento. Conectam com facilidade e eficiência a smartphones, tablets, pcs, notebooks e consoles. 

🖤 Acompanhe a WAAW nas redes sociais: InstagramFacebookTwitterTikTok Youtube.

🎧 Fique por dentro de todas as novidades e dicas  

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa para uma #experiênciaWAAW 

Dúvidas Frequentes sobre caixa de som ativa e passiva

Para que serve caixa de som passiva?

Uma caixa de som passiva serve para reproduzir música. Elas costumam ser leves, portáteis e bem práticas de usar. Para mais informações sobre caixa de som passiva, confira nosso post.

Como usar caixa de som passiva?

Para usar uma caixa de som passiva, você deve conectá-la a uma fonte de reprodução. Por exemplo, um celular, uma televisão ou um computador. Veja mais informações de como usar caixa de som passiva no nosso post.

Qual a diferença entre caixa de som ativa e passiva?

A caixa de som ativa possui o amplificador dentre dela. Já a caixa de som passiva não possui um amplificador interno. Entenda melhor a diferença entre caixa de som ativa e passiva no nosso post.

Onde comprar caixa de som passiva?

Você encontra as melhores caixas de som passiva na loja virtual da WAAW by Alok. São modelos variados, com excelente entrega sonora e repletos de recursos extras. Para mais informações sobre caixa de som passiva, acesse nosso post.