A sustentabilidade nunca esteve tão em alta como atualmente. Os constantes desastres ambientais e alertas dos cientistas estão fazendo com que exista uma maior consciência de que é preciso cuidar do meio ambiente.
A partir disso surgiu a tecnologia sustentável, que tem como intuito principal conservar os recursos naturais, tanto para a atual geração, quanto para as futuras.
Cada vez mais aplicado em todo o mundo, esse tipo de tecnologia exerce um papel muito importante, e nesse artigo você irá conhecer tudo a respeito dele.
Índice:
- O que é Tecnologia Sustentável?
- Impactos Positivos da Tecnologia no Meio Ambiente
- Desafios e Impactos Negativos
- Tecnologias Emergentes e Sustentabilidade
- Educação e Conscientização sobre Tecnologia Sustentável
- Conclusão
O que é Tecnologia Sustentável?
Por definição, a tecnologia sustentável consiste na aplicação e incorporação de conhecimentos tecnológicos para garantir a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Ela tem como foco não somente o presente, como também as gerações futuras.
Dessa forma, possui como meta a garantia de que haverá um bom espaço para se viver nos próximos anos, sustentavelmente falando.
Na prática não existe apenas uma tecnologia sustentável e sim um conjunto de tecnologias, que podem ser já existentes ou novas e visam uma coexistência harmoniosa entre os ecossistemas e os seres humanos.
Impactos Positivos da Tecnologia no Meio Ambiente
Como é de se imaginar, a tecnologia sustentável é muito positiva para o meio ambiente e possui um grande impacto na conservação dos recursos naturais.
Dentre suas principais vantagens está a diminuição da poluição, a redução dos impactos ambientais e a minimização da geração de resíduos.
O mais bacana é que a tecnologia sustentável está presente em diversas áreas e ótimos exemplos disso são:
- Agricultura: Otimiza o uso de água, pesticidas e fertilizantes, reduzindo seu impacto no meio ambiente;
- Transporte: Implantação de veículos elétricos, inclusive no transporte público, visto que esses são menos poluentes;
- Eficiência energética: Por falar em energia, nesse âmbito algumas práticas são a utilização de lâmpadas de LED, sistemas de gerenciamento de energia e a disseminação dos métodos de energia solar e eólica;
- Gestão de resíduos: Criação ou aprimoramento de técnicas de reciclagem, como compostagem de resíduos orgânicos e até a conversão de resíduos tidos como inúteis e úteis.
Energias Renováveis e seu Papel
O debate a respeito dos problemas ambientais gerados pela energia elétrica existe há um bom tempo. Foi a partir dele que surgiram as energias renováveis, como a solar e a eólica.
Chamadas de energias verdes, elas se originam de matérias-primas naturais e renováveis, como calor e ar.
A vantagem é que essas fontes de energia são limpas, renováveis e sustentáveis, não prejudicam o meio ambiente e não emitem gases poluentes.
No Brasil a energia solar é a mais popular dentre as energias renováveis. Graças ao clima ensolarado quase o ano todo, ela ilumina, aquece e atende muitas outras finalidades em casas e empresas.
Sua instalação é simples e a aquisição desse sistema, especialmente a longo prazo, representa uma excelente economia.
Desafios e Impactos Negativos
Indo na contramão, a tecnologia também pode trazer impactos negativos ao meio ambiente, representando um desafio.
O lixo eletrônico é um dos principais. Grande parte dos equipamentos eletrônicos contém metais pesados e, quando descartados inadequadamente, podem contaminar o solo e a água.
Outro problema é que o consumismo torna esses itens obsoletos mais rapidamente, levando a trocas frequentes e gerando ainda mais resíduos.
Além disso, o próprio processo de produção dos eletrônicos é ruim para o meio ambiente.
Para confeccioná-los costumeiramente acontece a queima de combustíveis fósseis, que liberam dióxido de carbono e gases de efeito estufa na atmosfera, o que contribui para o aquecimento global.
Resíduos Eletrônicos e seus Desafios
Os resíduos eletrônicos são um grande problema, pois a quantidade de equipamentos eletrônicos lançados e descartados cresce a cada ano.
O que fazer com todo esse lixo acumulado é um desafio. Isso porque ele possui substâncias químicas na sua composição, que são capazes de contaminar o solo e os lençóis freáticos, causando diversos danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Para evitar todos esses problemas a conscientização é o primeiro passo. É essencial descartar os eletrônicos corretamente em locais designados para essa finalidade.
No Brasil existe, inclusive, a Lei Federal nº12.305, que criou uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), chamada popularmente de Lei do Lixo Eletrônico.
Essa tem como finalidade estabelecer práticas mais sustentáveis e responsáveis durante todo o ciclo de vida dos produtos.
A reciclagem também auxilia no problema do lixo eletrônico. Muitas empresas possuem programas de reciclagem e de descarte sustentável, que visam amenizar o problema.
Tecnologias Emergentes e Sustentabilidade
Graças a uma maior conscientização quanto aos problemas ambientais, as novas tecnologias estão sendo desenvolvidas considerando aspectos sociais e do meio ambiente.
O termo Tecnologia da Informação Verde, ou TI Verde (Green IT), existe há alguns anos e se aplica a produtos e serviços criados para reduzir o consumo de energia, especialmente nos processos de armazenamento de dados.
Essa nova forma de produção tem ganhado cada vez mais relevância no aspecto ambiental e econômico, pois está conseguindo conduzir as corporações a pensar e repensar maneiras mais eficientes de uso e aplicação de seus recursos.
E as práticas adotadas para seguir esse conceito são simples, como economia de energia, descarte e reciclagem de equipamentos eletrônicos e economia de papel, por exemplo.
Além disso, a Inteligência Artificial (IA) têm se mostrado uma excelente aliada quando se fala em tecnologia sustentável.
Inteligência Artificial e Meio Ambiente
A Inteligência Artificial, também conhecida como IA, é usada em diversos setores, inclusive como ferramenta para melhorar as práticas de sustentabilidade.
Através dela é possível, por exemplo, criar inovações sustentáveis para o futuro e realizar uma análise mais eficiente de dados, visando gerir riscos climáticos.
Em empresas, a IA consegue otimizar processos para reduzir desperdícios, aumentar eficiência e desenvolver soluções de energia mais eficientes.
Ainda no universo corporativo, é capaz de monitorar e gerenciar os recursos de forma mais eficaz, corrigindo ineficiências que possam prejudicar o meio ambiente e os processos.
Educação e Conscientização sobre Tecnologia Sustentável
A conscientização é o passo mais importante para a construção e implantação de práticas sustentáveis.
O meio ambiente pertence a todos e devem ser realizadas ações conjuntas para preservá-lo.
Para isso é necessário falar sobre sustentabilidade com pessoas de todas as idades e em todos os lugares, desde a escola até o ambiente de trabalho.
As empresas devem adotar essas práticas com seus funcionários e seguir todas as leis que visam a prevenção do meio ambiente.
O governo é outro pilar nessa força tarefa e precisa promover a adoção de políticas específicas, como a Lei Federal nº 12.305, e incentivos para que novas tecnologias sustentáveis sejam criadas.
Como Promover Práticas Sustentáveis
Por mais que as tecnologias sustentáveis sejam de extrema importância na preservação do meio ambiente, a realidade é que todos devem fazer a sua parte.
Em casa o simples hábito de separar o lixo orgânico do reciclável já faz toda a diferença. Adotar medidas de economia de energia é outro hábito positivo, assim como a implementação de energias renováveis, como a solar, se possível.
Quando for descartar algum produto eletrônico, é sempre importante realizar esse descarte em local destinado especificamente para isso. As pilhas e bateria também são incluídas.
Além disso, ter o hábito de consumir produtos de empresas que adotam medidas de cuidado com o meio ambiente faz a diferença.
A WAAW by Alok leva tudo isso muito a sério. A marca não somente oferece equipamentos de áudio da mais alta qualidade, como também segue as ações de ESG (Environmental, Social and Governance), tendo a sustentabilidade como um de seus pilares.
Conclusão
A tecnologia sustentável surgiu com o intuito claro de promover a preservação do meio ambiente.
Ela consiste em práticas que buscam manter os recursos naturais viáveis para as próximas gerações a partir de atitudes que podem ser consideradas simples.
Felizmente muitas empresas já têm adotado essas tecnologias nos seus processos e estão cada vez mais conscientes da sua importância.
A WAAW by Alok é um ótimo exemplo e não se preocupa apenas em criar produtos de áudio eficientes, como também preza pelo meio ambiente.