A yoga é uma prática que surgiu na Índia há mais de cinco mil anos. Realizada no mundo todo, ela tem como finalidade unir corpo, mente e espírito, sendo ideal para proporcionar equilíbrio e bem-estar. Dentre os seus diferenciais está a possibilidade de praticar yoga em casa. 

A grande vantagem disso é a maior flexibilidade de horários e liberdade, dois aspectos essenciais para quem tem uma rotina corrida e não possui disponibilidade para frequentar aulas, sejam particulares ou em grupo. Além disso, a yoga caseira também é uma forma de aprimorar o que foi aprendido em sessões presenciais. 

Logo, se você está interessado em aprender mais sobre essa prática, saiba que abaixo vamos te mostrar tudo sobre a yoga em casa. 

Índice:

Como começar a praticar yoga em casa?

A yoga está cada vez mais popular e os motivos para isso são diversos. Através dela os praticantes conseguem combinar exercícios de respiração, movimentação física e meditação, trazendo benefícios para o corpo e a mente. 

Se você está buscando tudo isso, descubra a seguir quais são os primeiros passos para começar a praticar yoga em casa. 

Escolha um ambiente tranquilo e adequado

A yoga é uma prática que requer concentração, por isso deve ser realizada em um ambiente calmo e sem interferências. 

Sendo assim, é interessante escolher um local da casa no qual seja possível ficar mais isolado. Ele também deve ter uma boa circulação de ar para maior conforto térmico e, se possível, a luz natural é a mais indicada. 

Defina uma rotina de prática

Como todo exercício, manter uma rotina é fundamental para aprimorar a prática de yoga. 

Com isso, deve-se estabelecer dias e horários para que os treinos sejam realizados. Dessa forma, é possível manter a disciplina e realmente se dedicar a essa técnica. 

Comece com aulas de yoga online

Se você é iniciante, ter aulas de yoga irá fazer toda a diferença no seu processo de aprendizado. 

Na internet estão disponíveis diferentes plataformas e cursos, no qual é possível participar de mentorias totalmente online. Através delas se consegue praticar yoga em casa e da maneira certa, evitando lesões.

Benefícios do yoga para iniciantes

Não há dúvidas que a yoga proporciona uma série de benefícios aos seus praticantes. 

Como essa modalidade envolve o corpo e a mente, é possível visualizar melhorias em diversos aspectos, como peso, diminuição de estresse e ansiedade e muito mais. 

Confira, então, quais são as principais vantagens de realizar essa prática:

Yoga para emagrecer

Poucas pessoas sequer imaginam, mas a yoga pode ser uma aliada no processo de emagrecimento. 

Mesmo esse não sendo um exercício de intensidade e elevada queima calórica, ele pode, sim, atuar nessa área. Contudo, de maneira indireta. 

De acordo com alguns estudos científicos, como a yoga age no controle de estresse e da ansiedade ela pode também ajudar a minimizar a compulsão alimentar e proporcionar um maior equilíbrio do sistema endócrino. A partir disso, os praticantes acabam perdendo peso. 

Outro ponto relacionado ao corpo é a melhora da consciência corporal e do condicionamento físico e o fortalecimento muscular.  

Yoga para dormir

Os efeitos da yoga na saúde mental agem diretamente na qualidade do sono de quem a realiza. 

Como essa atividade é capaz de regular o sistema nervoso e proporcionar relaxamento físico e mental, naturalmente se consegue ter uma noite mais tranquila. 

Yoga e seus benefícios espirituais

A história da yoga conta que essa prática foi criada por Shiva, um dos deuses supremos do hinduísmo. Por conta disso, ela é conhecida por gerar mudanças mentais, espirituais e físicas. 

O próprio termo “namastê”, tradicionalmente utilizado durante as sessões, na tradução quer dizer “o ser que habita em mim saúda o ser que habita em você”. Acredita-se que a palavra “ser” pode estar ligada a muitas coisas, como a alma e a essência dos praticantes. 

Além disso, yoga também tem o poder de alinhar os chakras e, dependendo dos gestos executados, pode direcionar o fluxo de energia para diferentes áreas do corpo. 

Como escolher o melhor método de yoga para iniciantes?

Algumas pessoas não sabem, mas a yoga é dividida em algumas técnicas, que podem conferir benefícios diferenciados aos praticantes. 

Conhecê-las é a melhor forma de descobrir qual se adapta melhor ao que está buscando. 

Portanto, os três tipos de yoga mais populares são Vinyasa Yoga, Hatha Yoga e Yin Yoga.

Vinyasa Yoga: Para quem busca fluxo dinâmico

Realizada em um ritmo mais intenso, na Vinyasa Yoga as posições são feitas em uma sequência contínua e com transições suaves, mas sem as pausas tradicionais dessa prática. 

Nela há também uma preocupação maior em alinhar os movimentos com a respiração, criando uma combinação de equilíbrio, força e resistência. Inclusive, seu principal benefício é a melhora da força e flexibilidade. 

Hatha Yoga: Para iniciantes que buscam equilíbrio

A técnica Hatha Yoga é a mais indicada para iniciantes e possui um foco maior na postura e nas técnicas de respiração. 

Segue um ritmo mais lento e suave e requer menos “trabalho” do corpo durante a sua realização. Além disso, seu foco principal são os órgãos internos e a coluna, diferente dos outros estilos que priorizam os grupos musculares e as articulações. 

Yin Yoga: Para relaxamento profundo

Ainda mais lenta do que a técnica anterior, a técnica Yin Yoga é considerada uma prática passiva em que as posturas são mantidas pelo praticante por mais tempo. 

Devido a esse aspecto, é considerada uma modalidade meditativa e bastante indicada para quem visa melhorar a flexibilidade e busca por relaxamento. 

Equipamentos básicos para começar a praticar yoga

Diferente de alguns esportes, que requerem halteres, cordas, bicicletas, esteiras e outros equipamentos, os itens necessários para praticar yoga em casa são mais simples. 

Porém, eles fazem toda a diferença para conseguir alcançar bons resultados e conquistar os benefícios dessa prática. Veja como escolher os melhores equipamentos para você. 

Tapete de yoga: Escolha o melhor para seu conforto

O tapete de yoga é o grande aliado de quem pratica esse exercício e para definir qual comprar é preciso avaliar dois aspectos: material e espessura. 

Por muito tempo, grande parte dos tapetes de yoga eram produzidos em PVC, um material com boa aderência ao solo, mas que é tóxico e prejudicial ao meio ambiente. 

Felizmente, hoje existem opções criadas com outras matérias-primas, que são mais seguras e ecologicamente corretas. Vale a pena investir nelas. 

Já a espessura do tapete de yoga varia, principalmente, entre 4 e 6 mm. Os modelos mais finos são fáceis de transportar, oferecem boa aderência ao solo e funcionam bem com todos os tipos de yoga. 

Contudo, as versões mais grossas, com cerca de 6 mm, acabam tendo um conforto maior, especialmente durante posicionamentos onde o praticante fica deitado ou sentado. A partir disso, veja qual alternativa se adapta melhor às suas preferências. 

Blocos e cintos para suporte em posturas

Os blocos e cintos são responsáveis por auxiliar os praticantes no momento de realizar os exercícios de yoga. 

Basicamente, os blocos possuem formato similar ao de um tijolo e são produzidos em espuma, EVA ou até madeira. Sua função é servir de apoio para os movimentos em que não se deve encostar no chão, ajudando, principalmente, nas posturas de flexão. 

Dentre as alternativas, os blocos de EVA e espuma costumam ser os preferidos para quem está começando a praticar yoga em casa, pois possuem leveza e bom preço. Por outro lado, as opções em madeira garantem mais firmeza e durabilidade, porém custam um pouco mais. 

Os cintos de yoga, também conhecidos como faixas de alongamento, têm a função de auxiliar e apoiar os membros enquanto são realizados os movimentos da yoga. Dentre os benefícios do seu uso está o melhor alinhamento do corpo. 

Na hora da compra considere o material e o comprimento. Cintos de algodão são duráveis, confortáveis e seguros, por isso acabam sendo os mais recomendados. Com relação ao comprimento, dê preferência aos modelos de 2 ou 3 metros. 

Fones de ouvido e caixas de som para yoga

É muito comum que durante a prática de yoga sejam reproduzidas trilhas sonoras calmas e tranquilas, que ajudam na concentração e na realização dos exercícios.  

Inclusive, nos streamings de música existem diversas playlists criadas especificamente para essa finalidade. 

E, para praticar a yoga em casa com uma boa música, pode-se usar fones de ouvido ou caixas de som. Os fones de ouvido são bons para locais onde há outras pessoas por perto e não se deseja incomodá-las. 

Contudo, se estiver sozinho no espaço ou praticando com outras pessoas, as caixas de som se adaptam melhor. 

Recomendação de produtos da WAAW para yoga em casa

Para você não abre mão de ter uma boa trilha sonora enquanto pratica yoga, é fundamental contar com um equipamento que garanta elevada qualidade sonora. 

Pensando nisso, a WAAW by Alok possui caixas de som e fones de ouvido que se adaptam perfeitamente aos praticantes de yoga em casa. Para te ajudar no momento da compra, confira nossas sugestões de produtos da marca. 

Sense 210: Fone sem fio ideal para yoga

O fone de ouvido Sense 210 é a escolha perfeita para quem busca liberdade e qualidade sonora durante a prática de yoga. Com design over-ear, ele cobre toda a orelha e abafa os sons externos, permitindo uma experiência imersiva durante os exercícios.

Equipado com a tecnologia Bluetooth 5.0, o Sense 210 oferece uma conexão estável com diferentes dispositivos. A função multipontos permite parear dois aparelhos ao mesmo tempo, proporcionando flexibilidade no uso.

Com uma bateria de longa duração, o Sense 210 garante até 25 horas de reprodução contínua. E, caso a bateria se esgote, é possível utilizar a entrada auxiliar P2 para continuar a prática sem interrupções.

Além disso, o Sense 210 conta com microfone integrado compatível com assistentes de voz e uma estrutura dobrável, o que o torna fácil de transportar e ideal para quem está sempre em movimento. 

MOB 500: Fone de ouvido avançado e versátil

O WAAW MOB 500 é ideal para quem busca um fone de ouvido confortável, com alta tecnologia e excelente autonomia para o dia a dia.

Com design intra-auricular, proporciona conforto para longos períodos de uso, garantindo estabilidade durante atividades físicas e momentos de lazer.

É sem fio e oferece até 6 horas de reprodução contínua, com mais 30 horas adicionais através do estojo de carregamento, totalizando até 36 horas de uso.

A tecnologia TWS permite utilizar os fones juntos ou separadamente, enquanto o Bluetooth 5.3 garante uma conexão estável e de longo alcance com diferentes dispositivos.

O MOB 500 também conta com microfone integrado, compatível com assistentes de voz, permitindo atender chamadas ou acessar funções do dispositivo de forma prática. 

Fone de ouvido MOB 500 da WAAW.

Sense 310: Fone com cancelamento de ruído para mais concentração

Com design over-ear, ele envolve completamente as orelhas, proporcionando conforto para longos períodos de uso. Equipado com tecnologia de cancelamento ativo de ruído (ANC), minimiza os sons externos, permitindo uma experiência sonora imersiva.

Sua bateria oferece até 30 horas de reprodução contínua com uma única carga. Além disso, conta com conectividade Bluetooth 5.1, entrada auxiliar P2 e é compatível com assistentes de voz, facilitando o controle por comandos de voz.

O SENSE 310 também possui estrutura dobrável, facilitando o transporte e armazenamento. Seu acabamento em material que lembra couro confere um toque de elegância ao design.

Com o WAAW SENSE 310, você pode se desconectar do mundo ao redor e se conectar à sua música ou prática com qualidade e conforto. 

Fone de ouvido da WAAw sense 310.

HyperBoom 1000: Caixa de som potente para relaxamento

A caixa de som HyperBoom 1000 pode ser utilizada em diferentes lugares, graças ao seu design portátil com alça. 

O equipamento conta com dois tweeters e dois full ranges que, combinados com a potência de 180W RMS, reproduz um som imersivo, claro e impactante. 

Tem conectividade bluetooth para um pareamento estável e de elevado alcance com diferentes dispositivos e o Modo Broadcast permite conectar mais de uma caixa de som sem fio para ainda mais intensidade. 

No produto encontra-se também entrada auxiliar IN e USB e o botão Power Bass consegue deixar os graves ainda mais fortes, caso o usuário deseje. 

Para completar, a HyperBoom 1000 tem uma bateria, que proporciona até 12 horas de uso ininterruptas. 

Caixa de som HYPERBOOM 1000 da WAAW by Alok

Conclusão

A yoga é uma das poucas práticas que consegue trabalhar corpo, mente e espírito ao mesmo tempo. Devido a isso, vai muito além dos benefícios físicos e consegue promover melhorias em diversas áreas, inclusive na saúde mental. 

Por mais que existam aulas presenciais, há quem prefira praticar yoga em casa, o que não é difícil. 

Na internet estão disponíveis diversas mentorias, que ensinam os iniciantes a realizar os movimentos da maneira correta e permitem adentrar nesse universo sem sair de casa. 

Dentre os itens fundamentais para a yoga, o tapete se destaca, mas um bom equipamento para ouvir as trilhas sonoras também é fundamental. Para isso, os fones de ouvido e caixas de som da WAAW by Alok são os mais indicados e se tornam companheiros fiéis dos praticantes. 

Perguntas Frequentes (FAQ)

Como começar a praticar yoga em casa?

Começar a praticar yoga em casa não é difícil. Para isso basta procurar por aulas online e escolher um ambiente tranquilo e sem interferências na residência. Também deve-se investir em um bom tapete, blocos, cintos e caixa de som ou fone de ouvido. 

Qual o melhor método de yoga para iniciantes?

O melhor método de yoga para iniciantes é a Hatha Yoga, que possui um ritmo mais lento, no qual as posturas são mantidas por mais tempo. 

Quantos minutos de yoga devo praticar por dia?

Não existe uma regra que determine o tempo ideal de prática de yoga por dia. Geralmente, os especialistas recomendam sessões diárias de 15 a 60 minutos. Porém, independente do tempo, o mais importante é manter uma rotina. 

É possível aprender yoga sozinho?

Não é impossível aprender a praticar yoga sozinho. Contudo, através de aulas, sejam elas presenciais ou online, se consegue realizar as posturas com mais assertividade e sem correr o risco de se machucar. 

É possível emagrecer com yoga?

A yoga não é um tipo de exercício que, diretamente, promove a perda de peso. No entanto, como ela atua na diminuição do estresse e da ansiedade pode promover uma diminuição da compulsão alimentar e auxiliar no emagrecimento.