A história da música começa há muitos anos atrás e hoje, quem a vê tão disseminada, nem imagina que na pré-história já existia comunicação expressada a partir de efeitos sonoros. 

É verdade que não se conhece ao certo quando as músicas realmente surgiram. No entanto, sabe-se que os sons fazem parte do cotidiano do ser humano há séculos.

Por isso, nesse artigo vamos te mostrar toda a história da música e a importância que essa forma de expressão tem na vida das pessoas. 

Indice

Origens da Música

Nos registros históricos não existem dados científicos suficientes que apontem quando exatamente a história da música começou. 

Todavia, acredita-se que os homens das cavernas já produziam suas próprias melodias com sons criados por movimentos corporais, como bater palmas, e vocais. 

Aos poucos essa forma de expressão foi se desenvolvendo e sua maior disseminação aconteceu no Egito, há cerca de 4.000 a.C. Nesse período a música se tornou um elemento importante nas cerimônias religiosas e era criada a partir do som das harpas, instrumentos de percussão e flautas. 

Um bom tempo depois, em 3.000 a.C., a música chegou na Ásia. Na China ela era tratada como um espelho do universo e o principal instrumento utilizado era a cítara. 

Após mais um período, foi a vez dos gregos explorarem o universo musical. O próprio termo “música” é derivado da expressão grega “musiké téchne”, que significa “arte das musas”. 

A Grécia teve um papel muito importante na história da música, sendo responsável pela criação de diversos gêneros musicais ouvidos até hoje. Inclusive, foi o filósofo Pitágoras que desenvolveu a relação entre a matemática e a música.   

Primeiros Instrumentos Musicais

Os instrumentos musicais acompanham a história da música e também são considerados muito antigos. 

O primeiro que se tem conhecimento é a flauta, que é vista em pinturas dentro das cavernas com datas de 60.000 a.C. e era criada com ossos. Nesse mesmo período da Pedra Lascada se tem relatos de apitos e chocalhos. 

As harpas vieram um tempo depois, em meados de 4.000 a.C. Elas tinham entre 3 e 20 cordas e eram muito utilizadas no Egito juntamente com as flautas. 

Já na China um instrumento musical comum quando a música começou a se disseminar pelo país era a cítara, que serviu de inspiração para a criação do violão e da guitarra. 

Por falar nisso, no século XIII se tem conhecimento de outros instrumentos de cordas, como dulcimer, saltério, rabeca e trombeta. Nesse mesmo período surgiu a flauta transversa e a vertical, também chamada de flauta doce. 

Os instrumentos de teclado passaram a ser mencionados em meados do século XV. Esses eram o cravo, que é considerado o avô dos pianos, e o clavicórdio. 

A guitarra e o bandolim surgiram no começo do século XVIII, incentivados pelo sucesso da viola na Europa. O violino, por sua vez, se tornou popular também no século XVIII, principalmente na Itália.

Períodos da História da Música

Assim como o desenvolvimento das sociedades, a música foi passando por modificações em cada período histórico. 

Na pré-história ela não seguia nenhum padrão ou ordem, sendo criada de maneira bastante simples. 

Após essa fase foi se modificando e em cada época são vistas mudanças na forma como era criada e consumida. 

Idade média

Na idade média já havia uma maior consolidação das notas e instrumentos musicais e a Igreja Católica tinha uma grande influência na sociedade. Por isso, a música era bastante utilizada durante as cerimônias da igreja. 

Renascentismo 

No renascentismo a música não deixou de estar presente nas celebrações religiosas. Contudo, já existiam melodias focadas em outros temas, como ciência. 

Nessa época se era aplicada a polifonia na criação das músicas, que é a combinação simultânea de quatro ou mais sons.

Barroco 

O período barroco teve uma grande importância no desenvolvimento da música. Ele colaborou para o uso de diferentes tons e marcou o surgimento das óperas e orquestras de câmaras. 

Classicismo 

Nesse período a música instrumental e as orquestras ganharam força, graças a grandes nomes da música, como Mozart e Beethoven.

Romantismo 

Nele Beethoven ainda se fazia muito presente e as melodias ganham mais fluidez, intensidade e forte conotação emocional. 

Música contemporânea 

E foi no século XX que a disseminação da música aconteceu realmente. Isso se deve ao surgimento do rádio, que rompeu muitas barreiras físicas e permitiu ao público conhecer outros estilos musicais. 

Compositores que Moldaram a Música

Nenhuma música ou estilo musical seria o que é hoje se não fosse pelos grandes compositores. 

Dentre eles, Wolfgang Amadeus Mozart talvez seja um dos maiores. Considerado um gênio musical do Classicismo, ele nasceu em 1756 na Áustria e criou mais de 600 composições, tendo começado a tocar piano aos 4 anos de idade. 

Ludwig van Beethoven é outro compositor renomado. Nascido na Alemanha em 1770, Beethoven foi pianista, regente e compositor. Durante a sua vida desenvolveu aproximadamente 200 obras entre concertos, sinfonias e quartetos de cordas. 

O polonês Fréderic Chopin ganhou destaque na história especialmente pelas suas composições românticas em piano e com somente 20 anos de idade já fazia sucesso em Paris. 

Outros compositores que fizeram toda a diferença na história da música e não podem deixar de ser citados são: Johann Sebastian Bach, Franz Schubert, Johann Strauss II e os brasileiros Heitor Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga. 

A Música nas Diversas Culturas Globais

A música tem um papel importante na demonstração da cultura das mais diversas nações. 

Por exemplo, não tem como falar do Brasil sem lembrar do samba e do cavaquinho e nem da Argentina sem citar o tango. É verdade que nesses dois países se ouvem outros gêneros musicais, mas alguns são mais marcantes. 

Na música africana os instrumentos de percussão, como tambores, estão muito presentes, inclusive em celebrações religiosas. 

No Japão a música é dividida entre clássica e folclórica e se utilizam diversos instrumentos de sopro, como as flautas, e de cordas, como as harpas. 

Logo, por mais que atualmente a música esteja totalmente globalizada, cada país ainda apresenta traços marcantes no que diz respeito a essa forma de expressão. 

Influência Terapêutica e Cultural da Música

A música não é apenas entretenimento ou forma de expressão. Na realidade ela também traz benefícios para a saúde. 

Existem diversas comprovações científicas de que a música possui efeitos positivos na saúde cerebral e consegue despertar inúmeras emoções, como prazer e relaxamento.

Por conta disso, hoje já existe uma terapia específica com música, chamada de musicoterapia. Ela é utilizada com crianças, adultos e até idosos e traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. 

Música na Era Digital

As tecnologias trouxeram inúmeras mudanças e com a música não foi diferente. 

A era digital tornou a sua disseminação muito mais simples. Com isso, hoje se consegue consumir música de diferentes países sem sequer precisar sair de casa e com excelente qualidade. 

A WAAW by Alok foca justamente nisso. A marca desenvolve equipamentos de áudio que contam com uma elevada performance e se adaptam a todas as necessidades e orçamentos. Assim, é possível ouvir música boa exatamente como e onde desejar. 

O Fone de Ouvido WAAW SENSE 200HB é um exemplo. Com funcionamento sem fio, ele é confortável, promove um ótimo isolamento acústico e ainda apresenta bateria com autonomia de até 25 horas. 

Já a Caixa de som Bluetooth WAAW ME 100SB é ótima para quem quer ouvir música em grupo. Compacto e fácil de levar para todos os lugares, o dispositivo tem potência de 5W RMS, sua bateria dura por cerca de até 12 horas e ainda é resistente a água.  

Conclusão

Por incrível que pareça, a história na música começa na pré-história e a cada século ela foi se disseminando e marcando a sua importância na vida dos seres humanos.

Importância essa tão marcante, que hoje poucas são as pessoas que não ouvem música. 

E essa forma de expressão consegue apresentar culturas, unir povos, ser uma maneira de entretenimento e muito mais. 

A WAAW by Alok sabe o quanto a música é relevante e se compromete a desenvolver equipamentos que permitam ouvi-la da melhor maneira. 

Inclusive, caso tenha se inspirado e queira montar uma seleção musical perfeita, confira nosso artigo sobre como criar uma playlist de música!