Muitas pessoas sequer imaginam, mas em 17 de junho é comemorado o Dia do Karaokê. De origem japonesa, a palavra karaokê significa “orquestra vazia” e o surgimento dessa prática aconteceu em 1971, no próprio Japão.
Desde então esses equipamentos são usados no mundo todo e conseguem libertar o cantor ou cantora que existe em cada indivíduo.
E se você é um adepto desse tipo de atividade, descubra como aproveitar o Dia do Karaokê da melhor maneira!
Índice
- O que é Karaokê?
- Como Montar um Karaokê em Casa?
- Benefícios do Karaokê
- Como celebrar o Dia do Karaokê?
- Conclusão
O que é Karaokê?
O Karaokê nada mais é do que um equipamento que permite aos usuários demonstrar seus talentos musicais.
Nele são encontradas as trilhas sonoras das músicas e cada indivíduo é responsável por dar voz à letra, independentemente de ser afinado ou não.
Ao final da performance uma nota pode ser atribuída, o que geralmente cria momentos de descontração entre os participantes.
Devido a isso, o Karaokê se tornou uma prática bastante disseminada nos quatro cantos do globo.
E, mesmo que já não seja tão popular quanto antigamente, ainda existem bares e restaurantes que oferecem essa atividade e fazem sucesso. Inclusive, também é possível criar o seu próprio karaokê em casa com a caixa de som INFINITE 200!
A História do Karaokê
O criador oficial do Karaokê foi o tecladista e baterista Daisuke Inoue, que fazia parte de um grupo de músicos independentes do Japão.
Regularmente eles se apresentavam para empresários japoneses, que eram muito tímidos para cantar em público. Porém, quando estavam alcoolizados era comum que se animassem e passassem a acompanhar a banda em suas músicas.
Foi então que um dos clientes de Daisuke pediu ao músico que participasse de uma festa para seus acionistas. No entanto, deveriam tocar as músicas em um tom e ritmo que os convidados fossem capazes de acompanhar cantando.
Todavia, o mesmo não conseguiu reunir os músicos que precisava para o evento e foi então que teve a ideia de gravar as melodias em um equipamento.
Para isso contou com a ajuda de um eletricista e outros profissionais que o ajudaram a criar o que seria o primeiro karaokê, em 1971.
Basicamente a criação envolvia um player de cartucho dentro de um som de carro, que funcionava conforme as pessoas colocavam moedas. Já para tornar a cantoria mais fácil, Daisuke alterou algumas músicas famosas para que fosse possível alcançar as habilidades de canto de pessoas comuns.
Nesse mesmo ano o karaokê foi instalado em um bar e seu sucesso foi se espalhando por todo o Japão até alcançar outros continentes.
O Significado de Karaokê
Conforme dito, a palavra karaokê tem origem japonesa e quando é traduzida para o português ganha o significado de “orquestra vazia”, que se refere a basicamente músicas sem faixas vocais.
E por mais que esse termo seja da língua falada no Japão, ele se tornou tão popular que é comum em todos os idiomas.
Logo, ao se referir a esse equipamento ou a prática, em todos os lugares o seu nome original é usado, não importa se é no Brasil, Estados Unidos, Itália ou qualquer outro lugar.
Como Montar um Karaokê em Casa?
Uma das maiores vantagens dos karaokês, é que não é preciso uma grande aparelhagem para conseguir montar um desses, sendo que microfone e caixa de som costumam ser mais do que suficientes.
Justamente por isso que algumas pessoas conseguem tê-lo em casa para momentos de descontração com os amigos.
E se antes era necessário o uso de softwares específicos para conseguir se aventurar pelo universo do karaokê, hoje ficou muito mais fácil.
Com isso, existem sites e aplicativos no qual é possível escolher a trilha sonora e soltar a voz. No próprio Youtube há uma ampla gama de canções nessa versão gratuitamente.
Tendo os equipamentos e o acesso às músicas, pode-se dar um toque a mais de diversão no karaokê caseiro.
Para transmitir as letras das canções uma TV com acesso à internet ou um telão são bem-vindos, assim como é interessante fazer uma decoração no ambiente. Não precisa ser nada muito elaborado e sofisticado, visto que os tradicionais bares de karaokê são mais rebuscados e coloridos.
Se quiser, deixe disponíveis também acessórios para os cantores amadores usarem, como óculos, perucas e assim por diante.
Com relação a trilha sonora, ela é livre, mas os clássicos sempre são os que geram maior divertimento.
Quer deixar seu Karaokê mais divertido? Saiba como conectar duas caixas de som bluetooth.
Diferentes Tipos de Karaokê
E se o que você deseja é dar ar mais profissional ao seu karaokê, saiba que no mercado nacional existem algumas versões desse produto para comprar.
Sendo assim, atualmente são encontrados os mini karaokês, os karaokês box e os karaokês com alto-falante / profissionais.
E uma ótima alternativa de equipamento para montar um em casa é a Caixa de som WAAW Sound Box Infinite 200. Contando com entrada para microfone, ela possui alto-falantes com dois tweeters e full ranges, que lhe garantem a super potência de 160W.
Para dar um toque a mais de diversão, o produto tem LEDs dinâmicos, que acendem em sincronia com a música, e o recurso Power Bass consegue garantir uma experiência sonora ainda mais envolvente.
Benefícios do Karaokê
Por mais que para os tímidos o karaokê não seja algo bem visto, na realidade essa atividade traz uma série de benefícios.
Quem nunca se sentiu mais relaxado após cantar em alto e bom tom uma música que goste? O princípio do karaokê é o mesmo, por isso uma das suas vantagens é promover alívio do estresse e relaxamento.
Essa prática também ajuda a vencer a timidez, pois normalmente o ambiente está descontraído e informal, o que torna a exposição mais fácil para quem não gosta de se apresentar em público.
Além disso, com o karaokê é mais simples fazer novas amizades e expandir o círculo social.
O Karaokê e a Cultura Pop
O karaokê é um grande aliado da popularização das músicas e da cultura pop como um todo.
Principalmente as canções mais antigas e de grande sucesso, que estão entre as mais buscadas pelos usuários para serem reproduzidas na sua própria voz.
Isso é muito positivo, pois promove uma disseminação cultural, visto que o alcance dessa prática é mundial.
Além disso, também é comum que músicas recém-lançadas e virais logo passem a ser vistas nas plataformas de karaokê devido a procura, o que contribui para o seu sucesso.
Como celebrar o Dia do Karaokê?
Nada melhor do que comemorar o Dia do Karaokê cantando, certo? Por isso, que tal em 17 de junho promover uma noite do karaokê em casa com a caixa de som Infinite 200?
Outra opção é ir até algum bar ou casa noturna que tenha karaokê. Em muitas cidades existem estabelecimentos dedicados especificamente a essa atividade e que normalmente rendem bons momentos.
Por isso, analise qual programação se adequa melhor aos seus planos e escolha a sua!
Conclusão
O karaokê surgiu no Japão na década de 70. Ele foi criado por um tecladista e baterista japonês que tocava em uma banda independente;
Em pouco tempo essa prática alcançou níveis mundiais e se tornou uma diversão para pessoas de todas as idades;
Para realizá-la basta ter microfone e uma caixa de som, além disso existem equipamentos específicos para essa finalidade;
Hoje há diversos sites e aplicativos que oferecem as trilhas sonoras com as letras das músicas para que qualquer pessoa possa cantá-las;
Em 17 de junho é comemorado o Dia do Karaokê e vale a pena celebrar a data do melhor jeito: cantando.
Quer recomendação de uma caixa para esse dia ser memorável? Que tal duas caixas de som em uma só da WAAW.