Os podcasts são mídias digitais semelhantes aos programas de rádio, que transmitem informações por meio de áudios. Os ouvintes podem escutá-los ao vivo ou após a transmissão, pois eles ficam gravados para eles.

Atualmente, também temos os videocasts, que consistem em podcasts com vídeos. Nesse caso, além do som, os ouvintes podem visualizar a imagem dos apresentadores e entrevistados, caso existam.

Se você tem curiosidade em saber mais sobre essa nova forma de comunicação, saiba que neste artigo vamos explicar tudo sobre ela!

Indice: 

Definição de Podcast

Apesar do nome um pouco diferente, é muito simples definir um podcast.

Muitas pessoas não imaginam, mas esse termo é uma junção das palavras iPod e Broadcast. Os iPods eram aparelhos reprodutores de áudio fabricados pela Apple. Já Broadcast, na tradução para o português, significa transmissão.

Basicamente, é um tipo de mídia digital dividida em episódios, que podem ter diferentes durações e abordar os mais variados temas.

Alguns são transmitidos ao vivo e depois ficam gravados para quem não pôde ouvir no momento da transmissão, enquanto outros são 100% gravados e ficam salvos em diversas plataformas.

Origens e História do Podcast

É verdade que os podcasts se popularizaram há poucos anos, mas esse é um tipo de mídia que existe há um bom tempo.

Não temos total certeza sobre as datas, mas acredita-se que o primeiro podcast foi criado em 1993. Quem lançou esse tipo de mídia foi o especialista em tecnologia da informação Carl Malamud.

Na ocasião, ele disponibilizou em arquivos digitais o Internet Talk Radio, um programa de entrevistas realizado com a participação de profissionais de tecnologia.

Porém, para conseguir ouvir esse programa não era fácil, visto que os arquivos eram salvos no formato waveform, que não cabia em disquetes, e para distribuí-lo pela internet era necessário decodificá-lo.

As coisas começaram a mudar em 1997 com o lançamento do Winamp, um dos players de música mais populares da época.

Após isso, surgiu o MP3, que também facilitou a disseminação dos programas de áudio gravados, e, em 2001, foi lançado o Replay Radio, que era um gravador de áudio específico para computadores.

Conforme foi se tornando mais fácil criar esses conteúdos, mais essa forma de comunicação se disseminou.

Essa popularização foi tão grande que em 2004 o jornalista britânico Ben Hammersley sugeriu em um artigo para o jornal The Guardian que esse formato de comunicação se chamasse podcast. O nome foi muito bem aceito e se consolidou até hoje.

E uma curiosidade é que o primeiro podcast brasileiro foi publicado em 21 de outubro de 2004 pelo podcaster Danilo Medeiros. Essa data ganhou tamanha importância por aqui que foi consagrada como o Dia do Podcast no Brasil.

Para que serve um Podcast?

Os podcasts são conteúdos que têm como objetivo principal a disseminação de informações e o entretenimento.

Alguns possuem um caráter mais educacional e outros trazem curiosidades e fatos interessantes. Há também os que discutem sobre um assunto específico, que pode ser um acontecimento recente ou algo histórico, entre outros.

Sendo assim, a ideia base de um podcast é compartilhar conteúdos de maneira simples para os ouvintes.

Benefícios dos Podcasts

Em uma época em que a maioria das pessoas está sem muito tempo livre, os podcasts representam uma maneira de consumir conteúdo em meio à rotina.

Inclusive, esse talvez seja o seu principal ponto positivo. Isso porque os programas podem ser ouvidos no trabalho, enquanto se dirige, na academia e em diversas outras situações.

Outro benefício é que há uma ampla quantidade de podcasts disponíveis nos serviços de streaming. Logo, não é difícil encontrar aquela informação que se está buscando ou uma gravação com tema que agrade.

Não se pode deixar de destacar também que os programas são gravados, então não se tem o compromisso de ouvi-los em uma hora específica e sim quando puder e desejar.

Formatos comuns de Podcasts

Homem realizando uma entrevista no seu podcast.

Para alcançar todos os públicos, os podcasts existem em diferentes formatos. Atualmente, os mais comuns são os que trazem conversas entre os apresentadores e convidados, seguindo um estilo de entrevista mais descontraído.

No entanto, existem também os monólogos, nos quais apenas o apresentador fala, e os de contação de histórias, que podem ser fictícios ou não.

Outro formato comum é o híbrido, no qual há episódios em que está apenas o apresentador e em outros existem convidados.

Não se pode esquecer dos podcasts com vídeo, que estão em alta. A grande vantagem desse modelo é que com a imagem se consegue passar informações que somente em áudio seria mais difícil, como mostrar um produto, demonstrar dados em gráficos e assim por diante.

Como escolher o formato ideal para o seu Podcast

Devido ao grande sucesso, muitas pessoas estão querendo ingressar no universo dos podcasts e se tornar um podcaster, que é o nome dado aos apresentadores desses programas.

Entretanto, para alcançar bons resultados é necessário escolher um formato adequado, principalmente levando em consideração o público-alvo e as suas possibilidades.

Os podcasts apenas com áudio são mais fáceis de criar, visto que nesse caso só se depende de um microfone e um gravador. Por outro lado, os que possuem vídeo requerem câmera e um cenário bacana.

Após determinar isso, deve-se avaliar o público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que se deseja atingir.

O primeiro passo para chegar a uma conclusão diz respeito ao tema do podcast. O ideal é que siga uma temática na qual se tenha conhecimento do assunto.

Em seguida, avalie qual formato mais se adequa à finalidade do podcast e qual a melhor linguagem a ser usada: formal, informal, técnica ou simples.

Além disso, não há uma regra magna sobre o formato e o ideal é que se faça algo no qual o podcaster esteja confortável e o público seja atingido.

Como fazer um Podcast?

Um dos maiores motivos pelos quais os podcasts se tornaram tão populares é a facilidade em criá-los.

Como ainda não existem muitas regras e leis a respeito desse tipo de mídia, qualquer pessoa pode criá-la e publicá-la em uma das plataformas disponíveis.

Deste modo, o processo de criação de um podcast deve seguir alguns passos, são eles:

  1. Determinar o nome, formato e público-alvo; 
  2. Definir o tema e criar uma lista dos assuntos que serão abordados; 
  3. Determinar a frequência no qual os episódios serão publicados; 
  4. Criar um roteiro para o programa que será gravado;
  5. Escolher um lugar com boa acústica para realizar a gravação; 
  6. Buscar por equipamentos de qualidade, especialmente o microfone;  
  7. Gravar o conteúdo do episódio. Para isso pode-se usar um gravador ou softwares, como MP3 Cut, Audacity, Anchor e MP3 Skype Recorder; 
  8. Editar o conteúdo. Essa é uma etapa muito importante e que pode ser realizada em alguns programas. Boas opções são: Audacity e Anchor (servem para gravação e edição) e Adobe Audition;
  9. Após estar com o episódio pronto é o momento de fazer a sua publicação. Para isso é necessário ter um lugar para hospedar e um Feed RSS. As plataformas mais comuns são Spotify e Soundcloud. Já no caso dos videocasts, o Youtube é uma ótima escolha; 
  10.  Com o podcast publicado realize a sua divulgação para atingir mais ouvintes e fazê-lo crescer. 

Equipamentos Necessários

Homem com fone de ouvido WAAW preparado para ouvir um podcast

Por mais que não seja difícil criar um podcast, é essencial ter equipamentos de qualidade no momento de gravar e editar os episódios.

Com isso, existem basicamente dois equipamentos fundamentais para essa finalidade: microfone e headset / headphone.

No quesito headset e headphone, a WAAW possui modelos ideais para ouvir com clareza tudo o que está sendo gravado e editado.

O Fone de Ouvido Bluetooth WAAW SENSE 300 é um ótimo exemplo. Com tecnologia de cancelamento de ruído, ele mantém o podcaster totalmente imerso no conteúdo e não permite interrupções. 

Outra opção é o Fone de Ouvido Bluetooth WAAW MOB 100, que é compacto e reproduz um som estéreo da mais alta qualidade. 

Acessibilidade e inclusão em Podcasts

Um ponto que é importante de ser abordado é a acessibilidade nos podcasts.

A inclusão não deve ser tratada como teoria. Portanto, para alcançar um público mais amplo e disseminar as informações para todos os ouvintes, é válido fazer uso de alguns recursos.

Uma das formas mais eficientes de acessibilidade é a transcrição completa dos episódios para pessoas com deficiência auditiva. Assim, permite-se que o conteúdo seja consumido também em formato de texto. Caso a transcrição não possa ser realizada, as legendas são de grande valia. Diversos softwares e plataformas criam legendas automáticas para os áudios, o que também auxilia os deficientes auditivos.

Monetização de Podcasts

Homem ouvindo podcast com seu celular e fone de ouvido WAAW.

Existem algumas maneiras de ganhar dinheiro com um podcast e as mais comuns são a monetização e o patrocínio.

O patrocínio é um dos mais simples e consiste em empresas que têm interesse no conteúdo e investem dinheiro para que ele seja produzido. Em troca, são divulgadas durante os episódios.

A monetização, por outro lado, está disponível nas plataformas e pode ser feita de algumas formas. No Spotify, por exemplo, é possível criar um sistema de assinatura, no qual os ouvintes se tornam assinantes do podcast e recebem conteúdos exclusivos. Há também um recurso chamado de Listener Support, em que é possível receber doações dos ouvintes. Já no Youtube, basta publicar um episódio e deixar que ele gere uma renda de acordo com as visualizações. No entanto, a plataforma possui algumas regras para a monetização, como mais de 1.000 inscritos no canal.

Conclusão

  • Os podcasts são hoje um dos conteúdos digitais mais consumidos por pessoas de diferentes idades; 
  • Muito democráticos, eles oferecem conteúdos para diferentes públicos-alvo e têm a vantagem de poderem ser ouvidos a qualquer hora e em qualquer lugar; 
  • Existem diferentes formatos de podcast, sendo que os de entrevista estão entre os mais comuns; 
  • Não é difícil de criar um podcast e para isso basta ter acesso a microfone, headset / headphone, gravador e editor; 
  • As plataformas mais usadas para publicação dos programas são Soundcloud, Spotify e Youtube. 

E se você está querendo se tornar um podcaster, conte com os fones de ouvido da WAAW para ouvir seus conteúdos com a melhor qualidade e clareza!