As músicas são frequentemente utilizadas como uma forma de entretenimento. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que elas também podem colaborar com outras áreas e são ótimas para melhorar a concentração. 

Estudos científicos comprovam que certas melodias e canções conseguem ativar o centro do foco no cérebro, sendo indicadas para momentos de estudo e trabalho, por exemplo. 

Se é isso que você procura, saiba que nesse artigo vamos te dar todas as dicas para melhorar a sua concentração com música. Também te mostraremos quais são os melhores equipamentos da WAAW by Alok para essa finalidade.  

Índice

Benefícios da Música para a Concentração

Com certeza já te aconteceu de lembrar da letra de músicas que ouvia na infância mesmo estando adulto. A verdade é que as canções possuem muitos efeitos positivos no corpo humano, como aumento do foco e estímulo da memória.  

O motivo disso é que as músicas têm a capacidade de direcionar a atenção dos indivíduos e bloquear as distrações externas. Deste modo, conseguem melhorar a concentração. 

Quando usadas da maneira correta, também auxiliam na memorização de informações e, como conseguem minimizar os ruídos ao redor, fazem com que seja mais fácil se concentrar e manter um ritmo de estudo constante. 

Além disso, ao ouvir uma música agradável são liberados neurotransmissores, como dopamina e endorfina, que estão associados ao relaxamento e diminuição do estresse. 

Quais Tipos de Música Ajudam na Concentração?

É comprovado que as músicas são positivas para o foco e a concentração. Contudo, não é qualquer canção que terá uma boa performance nesta finalidade. 

Existem atualmente quatro variações que são as mais recomendadas para esse tipo de uso: instrumental, Lo-fi, sons da natureza e clássica. 

Falando especificamente do instrumental, não existem muitas regras com relação ao estilo e até mesmo as músicas eletrônicas ou de hip hop podem ser usadas. 

Música Clássica para Concentração

A música clássica é, sem dúvidas, a que mais ajuda no foco e na concentração. 

Ela consegue criar uma atmosfera mais propícia para que o ouvinte possa ficar imerso nas atividades e também melhora significativamente a velocidade com que as tarefas são executadas. 

Inclusive, um estudo publicado na revista “Applied Cognitive Psychology”, em 2017, mostrou que a música clássica instrumental é especialmente benéfica para exercícios de leitura e escrita. 

Música Lo-fi: Concentração e Produtividade

As músicas Lo-fi se tornaram realmente populares há cerca de 3 anos e esse termo é uma abreviação de low-fidelity, que no português quer dizer baixa fidelidade. 

Isso significa que essas melodias ou canções possuem uma qualidade sonora inferior e podem apresentar algumas imperfeições. 

Contudo, elas costumam ser mais leves e relaxantes, duas características que colaboram para a redução do estresse. 

Esses aspectos também fazem com que sejam ótimas para servir de trilha sonora para momentos de estudo ou trabalho, que requerem calma e concentração.  

Sons da Natureza para Foco Mental

Não tem como falar sobre o papel das músicas no foco e na concentração sem citar os sons da natureza. 

Bastante utilizados para dormir e meditar, eles conseguem acalmar a mente, promover sensações de bem-estar e relaxamento e ajudam na melhora do foco. 

Como a Música Afeta o Cérebro

Os efeitos da música no cérebro humano são estudados há muitos anos e a cada experimento novos fatos são descobertos. 

Atualmente o que se sabe é que quando uma pessoa ouve uma canção são envolvidas praticamente todas as áreas do cérebro e os subsistemas neurais. No entanto, a parte do cérebro ativada depende da emoção. 

Por exemplo, ao escutar uma música emocionante quem reage é o verme cerebelar, uma parte do cerebelo responsável pela produção de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina. 

Já quando se acompanha uma música é o hipocampo que atua e ele está diretamente relacionado a memória. 

Logo, a forma como uma canção afeta o cérebro depende muito das emoções que são despertadas e do que se está fazendo ao ouvi-la. 

Efeitos da Música no Sistema Nervoso

O sistema nervoso é um dos mais envolvidos quando se escuta uma música. Ele pode ser estimulado de maneira positiva ou negativa, mas a realidade é que os efeitos são muito mais benéficos do que ruins. 

Basicamente as canções conseguem estimular a liberação de quatro neurotransmissores importantes: endorfina, dopamina, ocitocina e serotonina. 

Eles são os responsáveis por promover sensações de felicidade, relaxamento, bem-estar e satisfação. 

Outro fato interessante é que quando uma pessoa escuta música sua frequência respiratória, ritmo cardíaco e ritmo elétrico se alteram conforme o ritmo e a melodia. 

Música e Produtividade: O Efeito Mozart

O Efeito Mozart é um dos estudos mais controversos e discutidos relacionados a música e cognição. 

Ele surgiu com o intuito de descobrir se ao ouvir as composições de Wolfgang Amadeus Mozart as pessoas tinham um aumento no desenvolvimento cerebral. Entretanto, a verdade é que não se chegou a uma conclusão muito concreta. 

Esse estudo foi realizado na Universidade da Califórnia em 1993 e dividiu estudantes de psicologia em três turmas. Uma delas ouviu as melodias de Mozart, outra escutou uma fita de relaxamento e a terceira permaneceu em silêncio. 

Ao término do experimento todos foram submetidos ao teste de inteligência Stanford-Binet. Nessa ocasião percebeu-se que houve uma melhora nas habilidades espaciais dos indivíduos que ouviram a composição de Mozart. 

Essa conclusão fez com que se acreditasse que o Efeito Mozart realmente existia. Todavia, após esse primeiro experimento foram realizados diversos outros que não tiveram o mesmo resultado. 

Devido a isso, ainda existe a dúvida se ouvir as composições de Mozart realmente é benéfico para o cérebro e a capacidade cognitiva.  

Como Escolher a Música Certa para Estudar ou Trabalhar

Homem estudando enquanto escuta música em caixa de som WAAW.

Mas e na prática, quais são as melhores músicas para melhorar a concentração nos momentos de trabalho ou estudo? 

Mesmo não existindo uma regra ou definição específica sobre isso, há algumas melodias que são mais indicadas do que outras. Abaixo explicamos tudo a respeito delas. 

Evitar Letras e Ritmos Rápidos

De um modo geral, não é recomendado ouvir músicas com letras ou em ritmos rápidos nos momentos no qual se precisa de maior foco. 

O motivo disso é muito simples. Quando se escuta uma canção com letra pode acontecer da atenção ir para o que está sendo dito e não ficar na tarefa a ser executada. 

Algumas pessoas conseguem trabalhar bem mesmo com esses tipos de melodia, mas é sabido que elas podem atrapalhar. 

Playlists de Concentração para Tarefas Diferentes

Hoje ficou muito mais fácil de acessar playlists voltadas para diferentes finalidades

Basta abrir qualquer streaming musical para encontrar listas com músicas para estudar, trabalhar, treinar e muito mais. 

Elas são ideais para você que não quer ter muito trabalho fazendo uma seleção de canções para te ajudar com foco e concentração. 

Porém, caso deseje criar a sua própria playlist, fica a sugestão de incluir composições de grandes nomes da música clássica como Mozart e Beethoven. 

Música e TDAH: Como Melhorar o Foco com Som

O TDAH, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, representa um grande desafio nos momentos em que é necessário ter um maior foco e atenção. 

Para os portadores desse transtorno as músicas funcionam como uma forma de terapia. 

Elas são utilizadas desde o início do processo de aprendizagem e ajudam crianças e adolescentes a aprender os conteúdos de maneira mais fácil e fluida. 

O mesmo vale para os adultos e com as melodias corretas é possível atingir bons níveis de concentração, o que é muito benéfico durante atividades de trabalho e estudo. 

Sons Binaurais e Concentração para TDAH

Além das músicas clássicas, instrumentais e os sons da natureza, os áudios binaurais são especialmente benéficos para os portadores de TDAH. 

Os sons binaurais realizam estímulos cerebrais que podem atuar na concentração, no relaxamento e também na melhora da insônia, por exemplo. 

Inclusive, essa já é considerada uma forma de terapia para o transtorno e é possível realizar em casa. Na internet e nos serviços de streaming musical existem diversas alternativas de áudios binaurais que podem ser escutadas onde desejar. 

Recomendação de Caixas de Som para Melhorar a Experiência Auditiva

Agora que você já sabe como melhorar a sua concentração com música é preciso ter equipamentos adequados para atingir esse objetivo. 

As caixas de som da WAAW by Alok são ótimas para essa finalidade, pois proporcionam um som claro, nítido, imersivo e potente. 

Elas estão disponíveis em versões que se adaptam a todas as formas de uso, orçamentos e necessidades. Portanto, a seguir trouxemos três sugestões da marca, confira: 

Caixa de som WAAW SOUND BOX INFINITE 100

Caixa de som WAAW Infinite 100.

Com a elevada potência de 100W RMS, essa caixa de som promove uma experiência sonora envolvente e imersiva. 

Ela é composta por quatro alto-falantes, dois tweeters e dois full ranges, que garantem graves profundos e agudos cristalinos, e conta com o botão Power Bass, que serve para intensificar ainda mais os graves. 

A WAAW SOUND BOX INFINITE 100 tem funcionamento sem fio e é equipada com uma bateria que fornece autonomia de até 14 horas. 

Conta com tecnologia True Wireless Stereo (TWS) e conectividade Bluetooth, sendo possível a conexão sem fio com outros dispositivos facilmente. 

No entanto, caso opte pela conexão cabeada, possui entrada para cabo auxiliar e porta USB para pendrive e microfone. 

Além disso, é equipada com LEDs, que criam um show de luzes conforme as músicas são tocadas, e apresenta classificação IPX4, sendo resistente a respingos de água. 

Caixa de som Bluetooth WAAW US 200 DUO

WAAW caixa de som US 200 DUO.

Ideal para quem busca por um produto potente, imersivo e compacto, a caixa de som WAAW US 200 DUO possui design diferenciado. Ela é composta por duas partes, que podem ser utilizadas unidas ou separadas e reproduzem um som em 360º.

É confeccionada com materiais sofisticados e duráveis, tendo acabamento em metal e classificação IPX6, que assegura a sua resistência à água. 

Assim como a anterior, funciona sem fio e sua bateria proporciona autonomia de até 28 horas. 

Outro diferencial é que conta com conectividade Bluetooth 5.0 e tecnologia TWS, garantindo uma conexão estável com diferentes dispositivos. 

Caixa de som Bluetooth WAAW ME 100SB

Caixa de som WAAW by Alok ME 100.

Para finalizar temos a caixa de som mais compacta e portátil da WAAW by Alok. Pensada para quem está sempre em movimento, ela é fácil de transportar e resistente à água, permitindo seu uso ao ar livre. 

Mesmo sendo pequena consegue proporcionar um som nítido e definido, graças a sua potência de 5W. 

É equipada com uma bateria, que assegura até 12 horas de reprodução sem precisar de recarga. 

Essa opção tem conectividade Bluetooth 5.0 e tecnologia TWS, garantindo uma conexão estável e sem fio com diferentes dispositivos, e também dispõe de entrada para cartão micro SD.

Vale a pena saber ainda que a WAAW ME 100SB conta com microfone embutido, sendo possível usá-la para atender ligações. 

Conclusão

A música promove uma série de benefícios para os seres humanos e a melhora na concentração é uma delas. 

Por mais que muitos sequer imaginam, é comprovado que alguns tipos de melodia auxiliam no foco e são ótimos para serem ouvidos em momentos de trabalho ou estudo. 

Bons exemplos disso são as músicas instrumentais, clássicas e os sons da natureza.

E para conseguir se concentrar melhor com as melodias, conte com as caixas de som da WAAW by Alok, que reproduzem os áudios de maneira imersiva, clara e potente.