As playlists de música fazem parte da vida da maioria das pessoas e são ouvidas no trabalho, dirigindo, na academia e nos momentos de relaxamento. Sabendo disso, a WAAW desenvolve equipamentos que possibilitam ouvir as canções da melhor maneira, independente do lugar.  

E se antes somente era possível ouvi-las pelo rádio ou através de fitas e CDs, com a evolução das tecnologias hoje isso ficou muito mais simples, principalmente devido à internet e aos serviços de streaming.

Por falar em streaming, com eles é possível criar uma playlist de música completa e totalmente personalizada. Logo, se é isso que você deseja, saiba que nesse artigo iremos te ensinar a fazer a playlist ideal!

O que é uma Playlist de Música?

Lembra da época dos CDs, no qual se comprava um título e nele estavam diversas músicas?

As playlists de música são quase a mesma coisa e basicamente reúnem uma série de canções, que podem ser de apenas um artista ou de cantores variados.

Elas permitem que o ouvinte escute exatamente as músicas ou estilo musical que gosta e existem em diferentes versões. Com isso, há playlists para treinar, para se acalmar, para estudar, ouvir no carro e muito mais.

É encontrada uma série de variações no quesito playlists de músicas e as mais comuns são:

Playlists editoriais: São criadas pelos curadores das plataformas de streaming e costumam ser divididas em categorias, como lançamentos da semana e ritmo musical.  

Playlist algorítmica: São desenvolvidas por meio de inteligência artificial a partir dos gostos dos usuários. Funcionam como sugestões para os clientes ou agregam as principais músicas ouvidas em um determinado período, cantores preferidos e afins.

Playlist de usuário: Nessas os próprios ouvintes são os responsáveis por criar a sua playlist. O ponto positivo disso é que se tem uma lista personalizada e somente com canções que realmente o usuário gosta.

Como fazer uma Playlist de Música – Passo a Passo 

Mulher montando sua playlist no celular enquando caminha na rua tomando um café.

Criar uma playlist de música é bastante simples e pode ser até terapêutico. Durante essa tarefa é possível conhecer novas canções, relembrar as preferidas e imaginar situações nas quais se irá ouvi-las.  

E o melhor é que praticamente todas as plataformas musicais permitem ao usuário montar a sua lista de músicas, mesmo se não for assinante.

Portanto, abaixo preparamos um passo a passo para que você consiga criar a playlist de música perfeita para ouvir na sua caixa de som ou fone de ouvido WAAW o seu dia a dia.  

Escolha um Serviço de Streaming 

O primeiro passo para fazer uma playlist consiste na escolha do serviço de streaming.

Atualmente no Brasil estão disponíveis algumas plataformas e as principais são Spotify, Amazon Music, Deezer, Youtube Music e Apple Music.

Por mais que a usabilidade de cada uma delas seja similar, assim como o acervo musical, há algumas diferenças no modo de usar. A seguir vamos te explicar como é criar uma playlist nesses streamings.

 

Spotify:

  1. Abra o aplicativo e clique em “Sua Biblioteca”;
  2. No canto superior toque no ícone “+”;
  3. Selecione a opção “Playlist”;
  4. Nomeie a playlist conforme desejar e clique em “Criar”;
  5. Vá em “Adicionar a esta playlist” e escolha as músicas.   

 

Amazon Music:

  1. Abra o aplicativo e na parte inferior da tela toque em “Biblioteca”;
  2. No canto superior direito clique em “+ Nova Playlist”;
  3. Nomeie a playlist e defina se deseja deixá-la pública ou não. Em seguida, vá em “Salvar”;
  4. Por fim, clique em “Adicionar Músicas” e pronto.

 

Deezer:

  1. Abra o aplicativo, clique em “Favoritos” e logo após em “Playlists”;
  2. Em seguida, selecione “Criar uma playlist”;
  3. Dê um nome para a playlist, escolha entre deixá-la privada ou pública e toque em “Criar” no canto superior;
  4. Caso queira, é possível escolher uma foto para ser a capa da playlist;
  5. Após isso basta clicar em “Adicionar faixas” e escolher as músicas.

 

Youtube Music:

  1. Abra o aplicativo e toque no ícone da lupa;
  2. Digite o nome de uma música ou cantor e faça a busca;
  3. Após encontrar o que deseja, clique no ícone dos três pontos ao lado da descrição da música e vá em “Adicionar à playlist”;
  4. Selecione a opção “Criar nova playlist”, defina um nome e se a mesma será pública ou privada. Em seguida, pressione “Criar”;
  5. Para adicionar outras músicas basta fazer o mesmo processo de buscá-las no navegador e as inserir na playlist já existente.

 

Apple Music:

  1. Abra o aplicativo e no canto inferior da página principal clique em “Biblioteca”;
  2. Selecione “Nova Playlist…”
  3. Nomeie a playlist e se quiser insira uma foto para ser a sua capa. Em seguida, clique em “Criar” no canto superior;
  4. Por último toque em “Adicionar Músicas” e escolha as canções desejadas.

 

Selecione suas músicas favoritas

Não existe uma regra quanto a escolha das músicas para fazer parte de uma playlist e isso varia muito de acordo com o usuário.

Algumas pessoas gostam de inserir todas as canções preferidas em uma lista só sem se importar com relação a ritmo ou estilo musical.

Outras preferem separar por categorias e criam playlists específicas para ouvir no trabalho, enquanto estão dirigindo e assim por diante.

Portanto, avalie o que mais se adequa ao que você procura. É interessante fazer playlists de músicas variadas para quando se vai passar horas ouvindo.

Porém, também pode ser bacana categorizá-las de acordo com diferentes situações.

Organize as músicas

Outra questão interessante é que é possível adicionar ou excluir músicas das playlists sempre que desejar.

Logo, caso enjoe das que foram selecionadas ou queira incluir alguma novidade, em segundos se consegue fazer essas duas coisas.

Também pode-se renomear a playlist, trocar a sua capa (no caso dos serviços que possuem esse recurso) e até a compartilhar com quem desejar.

Como fazer isso depende da plataforma utilizada. Mas, de um modo geral, ao abrir a lista todas as modificações possíveis são fáceis de encontrar.

Quer recomendações de caixa de som bluetooth para escutar suas playlists? 

Dicas para criar a Playlist Perfeita 

Atualmente, criar uma playlist de música se tornou muito mais simples do que há anos atrás.

Graças aos serviços de streaming musicais, se tem um acesso mais fácil a canções antigas e recém-lançadas praticamente na palma das mãos.

E o melhor de tudo isso é que é possível fazer playlists para ouvir no cotidiano ou em situações específicas, como em ocasiões especiais.

Independente de qual seja a finalidade, aqui vão algumas dicas para realizar a seleção perfeita:

Crie uma experiência com a sua playlist 

Mulher curtindo sua nova playlist com fone de ouvido WAAW

As músicas despertam sensações e conseguem expressar os sentimentos. Devido a isso, no momento de criar uma playlist pense sobre o que deseja sentir ao ouvi-la e em quais situações.

Essa lista é para ser ouvida ao cozinhar? Curtindo a piscina em um dia de verão? Enquanto dirige?

Sendo assim, na hora de selecionar as canções feche os olhos, pense no momento em que irá escutá-las e imagine quais faixas combinam com ela.

Dessa forma, se consegue criar uma “vibe”, mantendo um ritmo linear para a playlist. E, independente do estilo musical escolhido, a WAAW respeita a sua batida! 

Também é válido pensar em quem vai ouvir a seleção. Se a lista for para o próprio usuário, isso não faz tanta diferença, visto que seus gostos pessoais irão ditar o ritmo.

No entanto, se ela for ser escutada por mais pessoas é interessante avaliar quem é esse público.

Outra dica é a de não mudar bruscamente o estilo musical. É claro que pode-se mesclar diferentes tipos de música, mas para manter uma linearidade tente fazer uma transição lenta.

Mantenha a sua Playlist atualizada 

O cenário musical está constantemente recebendo novidades e para não enjoar vale a pena sempre atualizar a playlist.

Uma boa maneira de fazer isso é mesclando artistas, pois assim se tem um acervo maior a ser explorado.

Se possível, também coloque os lançamentos no início da seleção, pois ao começar a ouvi-los já se recebe algo novo e o interesse fica maior.

E não tenha pena de excluir algumas canções que não estão combinando mais.

Nos streamings se consegue acessar facilmente músicas novas ou antigas, então se enjoou de alguma a remova e depois, caso queira, pode colocá-la novamente na lista. 

Você prefere um fone de ouvido bluetooth? Confira essa opção WAAW!


Perguntas Frequentes

Ainda em dúvida sobre o universo das playlists musicais? Pois a seguir vamos responder mais algumas questões a respeito delas.

Como saber se uma Playlist é boa?

É indiscutível que uma playlist boa é aquela que agrada ao ouvinte. Isso pode parecer muito simples, mas é a maior realidade.

Quando se fala em gosto musical sabe-se que é algo extremamente pessoal e cujo qual não existe certo ou errado.

Porém, quem não quer criar uma playlist própria pode buscar pelas prontas disponíveis nas plataformas.

Normalmente as que estão entre as mais tocadas são as mais populares e consideradas melhores. Verifique também a lista de músicas presentes na seleção e cheque se elas te agradam.

Levando em consideração esses dois fatores você conseguirá chegar a uma conclusão se a playlist é boa ou não.

Como editar ou excluir músicas da Playlist

Editar ou excluir músicas de uma playlist é muito simples. Para isso basta abrir a mesma e conferir as faixas presentes.

Caso queira removê-las, busque por ícones como três pontos “…”, que irão abrir as opções de edição e vá em excluir ou remover.

Conclusão

 As playlists de músicas são perfeitas para criar uma seleção de músicas que se adaptam totalmente aos gostos dos usuários;

 Elas podem ser feitas em diversas plataformas, como Spotify, Deezer, Amazon Music e afins;

 Para criar uma boa playlist é interessante levar em consideração os momentos em que ela será ouvida;

 Também vale a pena analisar as preferências de quem irá escutá-la;

 Sempre busque renovar a sua playlist para não enjoar e mescle artistas para ter novidades com frequência. 

Quer uma caixa de som profissional para curtir suas playlists? Então, conheça a linha completa de produtos WAAW by Alok e escolha o que mais se adapta às suas necessidades e respeita a sua batida!