A música tem uma forte presença na vida das pessoas e é dividida em gêneros musicais, que agradam a diferentes públicos. 

Rock, samba, pop, jazz e eletrônico. Esses são apenas alguns dos mais de 400 gêneros que se tem conhecimento e compõem a trilha sonora da vida dos seres humanos. 

E não há certo ou errado quando se fala sobre isso, tendo cada estilo musical o seu valor e importância na sociedade. Portanto, nesse artigo vamos explorar todo o universo dos gêneros musicais. 

Indice

O que são Gêneros Musicais?

O gênero musical nada mais é do que um conjunto de composições, que compartilham as mesmas características, como ritmo, temática, estilo e instrumentação. 

Justamente por isso é fácil de perceber quais são as músicas classificadas pelo mesmo gênero. 

Existem também os subgêneros, que são variações de um estilo. Ótimos exemplos disso são o pop rock e o techno-brega. Neles são unidos elementos de dois ou mais gêneros, criando uma nova forma de produzir música. 

A História dos Gêneros Musicais

Hoje em dia os principais gêneros musicais estão amplamente globalizados e são ouvidos em todo o mundo. No entanto, cada um deles possui a sua origem. 

O mais antigo que se tem conhecimento é o religioso, que atualmente pode ser chamado de Gospel. Isso porque quando a música surgiu ela era muito utilizada nas celebrações religiosas. 

O século XX foi um dos mais marcantes na história da música, visto que nele foram surgindo diversos gêneros musicais. O mais forte é o romântico, graças às composições de Ludwig van Beethoven e Frédéric Chopin.

E por mais que a Europa seja considerada o berço da música, os Estados Unidos têm grande importância no desenvolvimento do cenário musical, sendo palco da invenção de inúmeros estilos. 

O Jazz foi criado em meados de 1910 em Nova Orleans e o Country nasceu em 1920 na zona rural do sul e sudeste dos EUA. Já o rock surgiu em 1950, juntamente com o pop, e em 1970 em Nova Iorque foi a vez do Hip Hop. 

A música eletrônica, por outro lado, é francesa e começou a ser tocada em 1948, atingindo o seu auge nos anos 90. 

Na década de 60 quem surgiu foi o Reggae, na Jamaica, tendo como principal representante Bob Marley. 

Gêneros Musicais Brasileiros

O Brasil é muito rico no quesito gêneros musicais e uma série deles foi criada  exatamente por aqui, mesmo que tenha sofrido influência de outros países. 

O tão aclamado samba tem origem no Rio de Janeiro no começo do século XX. Ele foi inventado nas comunidades afro-brasileiras inspirado pelos toques de batuques muito comuns nos instrumentos utilizados na África. 

O forró é tradicionalmente nordestino. Com origem em 1930, esse gênero tem como padrinho o renomado Luiz Gonzaga. Um ano antes, em 1929, surgiu o sertanejo, influenciado pelas modas de viola, e seu desenvolvedor foi Cornélio Pires. 

Também representando a música brasileira e considerada carioca, a Bossa Nova foi criada na década de 50 e traz muitos traços do jazz e do samba. 

Características dos Gêneros Musicais

Homem mixando música em uma festa.

Cada gênero musical possui suas próprias características, seja no que diz respeito a ritmo, instrumentos, estrutura e até mesmo aspectos culturais e sociais de onde foi criado. 

Portanto, confira as características mais marcantes dos principais estilos musicais:  

  • Clássico: Muito executado pelas orquestras, conta com composições sinfônicas e instrumentais, tendo melodias harmônicas e complexas.
  • Rock: Apresentando um aspecto mais rebelde e energético, é caracterizado por vocais intensos e pelo som de guitarras e baterias.
  • Pop: Oferece instrumentação bastante variada e possui uma pegada mais comercial com letras marcantes e cativantes. 
  • Eletrônica: É um dos mais diferentes por ser criado através de instrumentos eletrônicos e recursos de tecnologia, sendo muito animado. 
  • Samba: Com melodia alegre e letras românticas, tem como principal característica os instrumentos de percussão.  

Inovação e Evolução dos Gêneros Musicais

É verdade que cada gênero musical conta com aspectos únicos, que o fazem ser reconhecido. 

No entanto, a globalização fez com que se tivesse acesso a diferentes estilos, que acabaram se mesclando. Isso, associado às novas tecnologias, colaborou para que os diferentes modos de criar música se fundissem. 

Antigamente os grandes cantores de samba, rock ou pop apenas produziam melodias que mantinham uma estrutura similar. Hoje tudo mudou e, graças aos subgêneros e aos “feats” realizados pelos artistas, há uma maior união entre os estilos.  

Dessa forma, não é difícil de ver músicas que mesclam sertanejo com funk ou samba com rock, por exemplo, tornando o mundo musical mais fundido e universal. 

Impacto Cultural dos Gêneros Musicais

Os gêneros musicais não surgiram à toa. Cada um deles tem a sua história e consegue demonstrar a realidade no qual a sociedade estava inserida quando foram inventados.

O hip hop é um grande exemplo disso. Ele foi criado em um subúrbio de Nova Iorque por negros e latinos, que viviam nas áreas mais pobres da cidade e enfrentavam inúmeros problemas, como violência.

Através da música esse povo tentava protestar contra as dificuldades e também se divertir.

O mesmo se viu em outros gêneros musicais e até hoje muitas músicas são influenciadas por questões sociopolíticas, mesmo sendo uma forma de entretenimento.

Música como Ferramenta de Transformação Social

Desde o início a música é considerada uma forma de expressão. Por conta disso, através das suas letras e melodias consegue demonstrar a realidade de uma sociedade, as emoções dos seres humanos e muito mais.

Já há séculos atrás grupos de pessoas se uniam para compor músicas, que mostravam a situação na qual estavam vivendo naquele momento.

Inclusive, em pleno século XXI essa é uma prática ainda comum e, se parar para analisar a letra de algumas músicas, especialmente do rap, é possível ver que esse é um importante meio de expressão. 

Além disso, a música representa uma forma de inclusão e auxilia no desenvolvimento social, perdendo um pouco o seu caráter de entretenimento e exercendo um papel importante nas sociedades. 

Gêneros Musicais e a Indústria Cultural Contemporânea

É indiscutível que consumir e fazer música se tornou muito mais simples com o passar dos anos. 

Se o rádio já foi um divisor de águas para que os gêneros musicais se expandissem e os cantores pudessem demonstrar os seus trabalhos, a internet e as outras tecnologias exerceram um papel ainda mais fundamental nisso. 

Sendo assim, atualmente há uma maior facilidade de disseminação das músicas e dos artistas. Isso porque qualquer um pode gravar uma canção e publicá-la na internet para que pessoas do mundo todo possam ouvi-la. 

Também houve uma melhora significativa na qualidade dos equipamentos de áudio, que permitem ao público ouvir as melodias de forma muito mais imersiva. 

A própria WAAW by Alok investe na confecção de dispositivos que visam garantir a melhor qualidade sonora, tendo caixas de som e diferentes tipos de fone que se adaptam a todos os gostos e necessidades. 

Conclusão

A música evoluiu em conjunto com a sociedade e até hoje é considerada uma forma de expressão cultural e social. 

Os gêneros musicais demonstram muito isso. Com origem nos mais diversos locais do globo, eles marcam épocas e alguns fazem grande sucesso até hoje, como pop, rock, samba e muito mais. 

E, independente de qual gênero musical mais te agrade, conte com os equipamentos WAAW by Alok para ouvir as músicas da melhor maneira. Isso porque a WAAW respeita a sua batida!